Explorando Alter do Chão: Um paraíso de belezas naturais, cultura e gastronomia únicas

Aqui vamos nós para Alter do Chão! Isso mesmo, convidei um amigo, Dimas Moura, para ser o nosso insider da semana. O Dimas é viajante, criador de conteúdo para a geração sênior e quando me falou que iria visitar um dos destinos mais lindos e pouco explorados do Brasil, eu não poderia deixar essa riqueza de material de fora do Tips to Follow.


Em 2009, o jornal britânico The Guardian colocou Alter do Chão no TOP 10 das praias mais lindas do Brasil. Exaltando suas belezas naturais, a riqueza do Rio Tapajós e a importante cultura local. Alter é um local rico em praias de água doce, com inúmeras possibilidades de passeios, uma vila charmosa e movimentada em certos momentos do ano.

Às vezes pensamos que o acesso é difícil, mas não é! Anota a dica: Alter do Chão é um distrito do município de Santarém, localizado no estado do Pará. Santarém tem seu próprio aeroporto, o que facilita muito a chegada até o local. Não existe voo direto para lá, então a maioria das companhias aéreas faz escalas em Brasília, Belém ou Manaus, dependendo do seu ponto de partida. A distância do aeroporto de Santarém até Alter do Chão é de 33 km, mais ou menos 35 minutos de carro em uma estrada asfaltada e tranquila.

Alter do Chão, ainda é pouco explorado, mas tem seus programas especiais. Por ser um local banhado pelas águas do Rio Tapajós, os passeios de barco são sempre a melhor opção para explorar o local. São inúmeras praias, bancos de areia e pontos para se banhar ou apenas curtir o pôr do sol. Além disso, existem diferentes comunidades que vivem ao longo do rio e promovem o turismo na região. Vale lembrar que, devido à falta de chuva que assola a região norte do Brasil no momento, algumas atrações e paisagens estão prejudicadas em função da seca de alguns pontos do rio. O ideal é que o turista sempre avalie as condições do destino e passeios com seu guia.

Abaixo, algumas indicações para curtir esse paraíso:

• Ilha do Amor: principal cartão postal de Alter, a praia fica localizada bem na frente da vila, com fácil acesso para os quiosques e cadeiras que beiram o rio. Ótima opção para quem não quer fazer um passeio longo e ter petiscos e bebidas à disposição.

• Comunidade de Coroca: localizado na margem do Rio Arapiuns, esse vilarejo vive do turismo sustentável, apresentando diversas opções para o turista. O passeio começa com a apresentação e alimentação das simpáticas tartarugas amazônicas, passando pela área de produção artesanal de mel, uma visita à loja de artesanato e, para finalizar, um almoço delicioso com peixes locais.

• Noite do Carimbó: Carimbó é uma dança de roda típica dessa região do Pará, com um ritmo envolvente e letras que exaltam a cultura local. Toda quarta e quinta é noite de Carimbó na vila de Alter do Chão, e você pode aprender um pouco com os locais e até arriscar uns passos na pista.

• Praia do Pindobal: próxima à vila de Alter do Chão, na cidade de Belterra, uma praia linda e calma pode ser acessada de carro ou de barco. Minha sugestão é que você vá de barco, cerca de 30 minutos do cais, aproveite o dia por lá, suba no barco e finalize seu dia na Ponta do Muretá, um lugar maravilhoso para curtir um pôr do sol lindo na companhia de botos que nadam pelo Rio Tapajós.

• Ponta do Cururu: sem dúvida nenhuma, o pôr do sol mais lindo que já presenciei durante minhas viagens. A coloração rosada do céu com o sol se escondendo dentro do Rio Tapajós é simplesmente incrível.

Gastronomia:

• Casa do Saulo: mais do que uma simples refeição, a Casa do Saulo, que leva o nome do chef famoso, é uma experiência gastronômica que explora a rica culinária amazônica. Além disso, a casa está localizada num local belíssimo, com uma bela vista e infraestrutura de primeira.

• Farol da Ilha: localizado em frente à Ilha do Amor, o restaurante oferece uma variedade de pratos regionais e deliciosos peixes. Possui uma disposição confortável e vista frontal para o cartão postal de Alter.

• Boto Gelato: num local quente como o estado do Pará, não podia faltar uma indicação de um bom gelato. Refrescante e com sabores típicos da região, a gelateria é uma ótima opção para dar uma passadinha depois das refeições.

• Restaurante Mãe Natureza: no coração da praça de Alter do Chão, o restaurante Mãe Natureza oferece uma comida simples, saborosa, com tempero paraense e um preço acessível.

Hospedagem:

• Casa Saimiri: batizada com o nome do macaquinho da região, a Casa Saimiri é um local super confortável para você recarregar as energias durante sua permanência em Alter. Com quartos decorados, redário e um café da manhã super especial, a pousada é uma ótima opção de estadia.

• Pousada Ocazum: sabe aquele sentimento de se sentir em casa? Na Ocazum, você se sente assim desde o primeiro minuto. Com um serviço super especial e amigável, a pousada possui uma área de convivência, espaço para massagem, bicicletas disponíveis para os hóspedes e um café da manhã típico da região.

Bom, espero que vocês tenham gostado dessa breve introdução sobre Alter do Chão e possam visitar nosso Caribe Amazônico enquanto ainda está preservado e sem muitas mudanças.

Dicas maravilhosas do Instagram: IG Sou Mais 50 para tips to follow! Youtube: Youtube @MAIS50

Até a próxima tips to follow!

 

Sair da versão mobile