Neste sábado (29), a F2 teve a sua primeira corrida do final de semana, a Sprint Race, na Bélgica, no clássico circuito de Spa-Francorchamps – um dos mais técnicos e perigosos do calendário, com velocidade máxima de mais de 300 km/h e 19 curvas no total.
Mas nada impediu o piloto brasileiro Enzo Fittipaldi de cruzar a linha de chegada na primeira posição e fazer dessa pista palco da sua primeira vitória na Fórmula 2, categoria de base da Fórmula 1.
“Estou muito feliz por essa vitória ter vindo em uma pista tão incrível como Spa. Estou contente de ter feito uma ótima corrida. Obrigado a todos da Carlin, Red Bull e também minha família e patrocinadores pelo apoio que me deram para chegar neste primeiro lugar”, disse o piloto de 22 anos ao GLMRM.
Enzo, que é piloto da Academia da Red Bull, vem trilhando uma carreira incrível no automobilismo e fez dessa a sua 11ª vitória em categorias de base. O seu nono pódio na F2 e o terceiro, na temporada de 2023.
Mas não pense que essa foi uma corrida fácil, largando na terceira colocação em uma prova que contou com bandeira amarela, safety car, abandonos, acidentes e até chuva atrapalhando o início da corrida, que sofreu atrasos.
Jehan Daruvala foi quem largou na primeira colocação, seguido de Richard Verschoor em segundo e Enzo Fittipaldi em terceiro. Depois de problemas no carro, Daruvala perdeu a primeira posição e sobrou pro holandês Verschoor assumir a primeira colocação.
Ele que tinha tudo para vencer a prova, menos o sangue frio de Fittipaldi, que esperou para ultrapassar Verschoor e poupar pneus para poder atacar na penúltima volta e assim assumir a liderança da prova.
“Eu estava sofrendo com o ritmo nas cinco primeiras voltas, os adversários estavam me pressionando e não sabia se iria conseguir segurar a posição, mas do meio para o final achei meu melhor ritmo, comecei a forçar mais nas curvas e fiquei confiante para alcançar Richard (Verschoor) e conseguir a ultrapassagem da vitória”, conta o piloto da Acam
Depois de muita comemoração ao lado de sua família, sempre ao lado de Enzo, o foco agora é a corrida de amanhã, a principal do final de semana, que será às 5h da manhã do domingo.
Lembrando que a Fórmula 2 possui um formato um pouco diferente do da F1, com duas corridas durante o final de semana, a Sprint Race no sábado e a Feature Race no domingo – esta com longa duração, maior número de voltas e pit stop obrigatório.
A foto que roubou os holofotes, quer dizer… o cone!
Enzo posou segurando o cone que ele atropelou na entrada nos boxes quando se encaminhava para comemorar a vitória. Depois do pódio, os marshalls fizeram questão de assinar e entregar o cone a ele, como uma das recordações de sua vitória em Spa-Francorchamps.