Em ano de eleições municipais, o videocast Substantivo Feminino discute “Mulheres na Política”

O videocast é uma iniciativa do YouTube Brasil, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME), Gênero e Número, InternetLab, Casé Fala, e com produção da Dia Estúdio.

As mulheres são a maioria do eleitorado (52,6%) no Brasil. São votos decisivos, mas ainda não proporcionais ao percentual de candidaturas e representações nos espaços de poder político. Para debater esse tema, a segunda temporada do videocast Substantivo Feminino, apresentado por Ana Fontes, aborda “Mulheres na Política”. Ao longo dos episódios desta temporada, são discutidos temas relevantes como a presença de mulheres negras no poder, mulheres jovens na política, desinformação e a Lei de Combate à Violência Política de Gênero. Entre as participantes estão Talíria Petrone, Aline Osorio, Benedita da Silva, Raquel Branquinho, Ilana Trombka, Sônia Guajajara, Carla Akotirene, entre outras. O primeiro episódio conta com a criadora de conteúdo Bielo Pereira e a CEO do ID_BR, escritora e conselheira Luana Génot; na segunda parte, a entrevista é com a deputada federal Talíria Petrone.

A produção teve seu evento de lançamento em Brasília, na Casa Jota, no dia 3 de setembro. O encontro reuniu mulheres influentes de diversas áreas, como representantes da sociedade civil. Para abrir o evento, Alana Rizzo, head de Políticas Públicas no YouTube, afirmou: “Substantivo Feminino corrobora para empoderar mais vozes femininas. Ele é mais que um videocast; é esse encontro de mulheres online e offline, educação, diálogo e consciência. O grande objetivo é promover discussões abertas sobre os desafios multifacetados que as mulheres enfrentam”.
O evento seguiu com talks que contaram com a participação de Tauá Lourenço (Instituto Alziras) e de figuras da política, como Daniella Ribeiro (Senado Federal), Fernanda Santiago (Ministério da Fazenda), Raquel Branquinho (PGR e MPU), Roberta Eugênio (Ministério da Igualdade Racial), Clarice Calixto (AGU) e Lilian Cintra (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Também esteve presente Catarina Alencastro, gerente de parcerias estratégicas do YouTube, e as parceiras do projeto, como Patrícia Casé e Fabiana Oliva, sócias da Casé Fala, Vitória Régia, do Gênero e Número, entre outras convidadas.

Sair da versão mobile