Desde 2004, a Dove tem o compromisso de ajudar mulheres a desenvolverem uma relação positiva com sua aparência através de campanhas, ativações e projetos. Agora, a marca se junta ao Movimento Corpo Livre, organização que reúne criadores e profissionais focados na disseminação do discurso da aceitação corporal e autoestima, para ampliar o debate sobre padrões corporais na inauguração do primeiro espaço físico do movimento em São Paulo, que acontece neste sábado (12).
“Queremos questionar e propor a reflexão sobre os padrões por meio de debates e experiências que possibilitem a reconstrução do imaginário coletivo”, diz Paula Paiva, líder de Digital e Mídia de Dove. “Queremos trazer novas perguntas para a mesa, que nos façam refletir sobre padrões de beleza que tanto afetam a confiança e autoestima de milhares de pessoas todos os dias”, completa.
Com projeto assinado por Maurício Arruda, a casa será um espaço seguro para os adeptos da causa e será inaugurada com o evento “Movimenta”, em um dia de ativações realizado com o apoio de Dove. A marca proporcionará vivências com objetivo de abrir espaço para novas discussões sobre corpo livre e amor-próprio e, também, para questionar os padrões estabelecidos e a aceitação pelo olhar do outro.
“Depois de muito tempo em casa, teremos um espaço seguro para curtir nossos corpos livres e movimentá-los com muito amor e energia. Essa parceria com Dove vem para mostrar que o mercado está interessado em ser diverso e que seu corpo pode, meu corpo pode, nosso corpo pode o que quiser”, comenta Alexandra Gurgel, fundadora do Movimento Corpo Livre,
Beta Boechat, cofundadora do movimento, acrescenta: “Dentro dos nossos aprendizados desses 7 anos de trabalho está o fato de que o Corpo Livre salva e transforma vidas. Ver uma empresa como Dove, que é pioneira em pautar o debate da aceitação corporal, entrar com a gente nessa nova fase do MCL é fundamental para que essa transformação atinja cada vez mais pessoas”.
Dove preparou 3 ativações especiais para a inauguração da Casa Corpo Livre, sendo uma delas uma roda de conversa mediada por Alexandra Gurgel com o tema “Como o olhar do outro impacta na forma como nos vemos”. No bate-papo, um time de mulheres diversas e com diferentes backgrounds discutem sobre como julgamentos estéticos externos afetam a percepção de autoimagem das pessoas. Participarão Dani Rudz, Magô Tonhon, Lelê Martins e Juliana Andrade.
Junto da fotógrafa Milena Paulina, Dove promovem ainda a exposição “Por um olhar sem padrões”, em que traz a representação de diferentes corpos como meio de iluminar e dar espaço aos corpos marginalizados pela sociedade. Com olhar apurado para o tema, a artista também comandará um estúdio fotográfico pop-up no evento para que os convidados tenham uma experiência individual e imersiva ao serem retratados vivenciando um momento de conexão com seus corpos.