Direto de Paris: Resumo do dia 15 de setembro

Foto: Myles Kalus Anak Jihem, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

 

Uma exposição dedicada à Virgil Abloh

Dois anos após a trágica morte do designer Virgil Abloh, fundador da Off-White e ex-diretor artístico da Louis Vuitton, a galeria kreo presta homenagem a ele com “Virgil Abloh: Ecosistemas”, uma exposição gratuita para ser descoberta de 21 de setembro a 1º de novembro. Concebido como um memorial para o imaginário ousado do artista, o projeto compara algumas de suas últimas obras com as de cerca de quinze artistas, todos pertencentes à inspiradora constelação de suas maiores influências, de Basquiat a Dondi White.

 

Natalie Portman, uma americana em Paris

A estrela mais parisiense de Hollywood, formada em Harvard e embaixadora da Dior Beauté, é a capa da edição em comemoração ao décimo aniversário da Vanity Fair na França. Desde o seu casamento com o coreógrafo francês Benjamin Millepied em 2012, a atriz viveu intermitentemente na capital. Ela rapidamente adotou os códigos dos habitantes locais, como explicou na revista do Centre Georges-Pompidou: “Eu digo ‘Beaubourg’, porque rapidamente percebi que não se diz ‘Le Pompidou’, como os americanos fazem.”

 

Emmanuel Macron na missa do papa

Nada obrigava o chefe de Estado a assistir à missa que o Papa Francisco celebrará no sábado, 23 de setembro, em Marselha. Ao fazê-lo, ele alimenta a ideia de um tratamento desigual em matéria de laicidade. Alguns deputados insurgentes levantaram a voz para denunciar uma escolha que, segundo eles, não respeita o princípio de laicidade, uma vez que vai contra a necessária “neutralidade do Estado em relação às religiões”.

 

Coletes amarelos

Entre a inflação, a escassez, a reforma das aposentadorias, a guerra na Ucrânia e as questões em torno da política do presidente Emmanuel Macron, os “gilets jaunes” estão de volta às ruas da capital para fazer ouvir suas reivindicações. Uma nova passeata está prevista em Paris neste sábado, 16 de setembro.

 

Falta de consciência ecológica

Apesar de todas as campanhas de conscientização e discursos alarmantes sobre o meio ambiente, mais de um quarto dos franceses admite jogar lixo e pontas de cigarro pela janela de seus carros em vez de colocá-los na lixeira, de acordo com um estudo da Fondation Vinci Autoroute. E os menores de 35 anos estão longe de serem exemplos.

 

Empresa cripto francesa arrecada 15 milhões de euros

Lançada em março de 2022, a Fipto deseja se tornar uma peça indispensável para empresas da web3 e de pagamentos. A empresa anunciou nesta quinta-feira uma captação de recursos de 15 milhões de euros junto à Serena e Motier Ventures. Outros investidores participaram da captação de recursos, mas seus nomes não foram revelados. Esta primeira captação de recursos para a empresa francesa vai contra a tendência de baixo interesse dos investidores por startups de criptomoedas nos últimos dois anos.

 

Sair da versão mobile