Direto de Paris – Resumo dia 3 de Outubro

Militantes ambientais

O laranja tomou conta da passarela estampada com “VL” para o desfile da gigante do luxo mas também foi a cor escolhida pelos ativistas ecológicos da Dernière Rénovation (Última Renovação) para o protesto que manchou as vitrines da loja. A mesma cor com mensagens opostas de maneira radical. Poucos momentos antes da abertura do desfile da Louis Vuitton durante a Fashion Week, a ação dos ativistas causou agitação na Avenida Champs-Élysées em Paris, nesta segunda-feira, 2 de outubro.

 

Ginastas francesas nas Olimpíadas

A equipe feminina de ginástica da França se qualificou para os Jogos Olímpicos de 2024, que acontecerão no próximo verão europeu, graças ao sétimo lugar nas eliminatórias do Campeonato Mundial, nesta segunda-feira, em Antuérpia (Bélgica). As Bleues, lideradas por sua líder Mélanie de Jesus dos Santos, precisavam terminar entre as 12 primeiras para qualificar a equipe para os Jogos.

 

Inteligência artificial

Primeira história em quadrinhos totalmente desenhada por inteligência artificial criada na França, “initial_A”, de Thierry Murat, será lançada nesta terça-feira em auto-publicação após ter sido rejeitada pelas editoras convencionais. “Imagens induzidas e geradas pelo autor em uma rede neural artificial”, lê-se na página do projeto. O software Midjourney, neste caso, é um programa que gera imagens com base em uma descrição do que o usuário procura, tanto em termos de tema quanto de estilo.

 

Cibersegurança

A Secretária de Estado encarregada da Infância, Charlotte Caubel, defende uma proposta de lei que visa penalizar os pais que expõem muito seus filhos nas redes sociais. A ministra defendeu em particular uma proposta de lei que visa garantir o respeito pelo direito à imagem das crianças, apresentada pelo deputado Bruno Studer, que será discutida em breve na Assembleia Nacional em nova leitura.

 

Compostagem obrigatória

A partir de 1º de janeiro, todos os lares franceses serão obrigados a separar e compostar seus resíduos orgânicos. Essa iniciativa, inserida em uma abordagem de economia circular e solidária, visa reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa, incentivando ao mesmo tempo a reciclagem de resíduos orgânicos.

 

The Coffee

Recém-chegado em Paris, o The Coffee é o trabalho de Alexandre, Carlos e Luis Fertonani. Um trio de irmãos brasileiros que em 2017 decidiram popularizar a cultura do café para viagem, à moda japonesa, no Brasil. Diante do grande sucesso, eles estão abrindo várias lojas, incluindo a primeira localizada na Rue des Gravilliers, no Haut Marais. A cafeteria já conta com mais três endereços espalhados pela cidade. Você pode fazer o pedido através de um tablet, em um ambiente minimalista tipicamente japonês, onde eles oferecem todos os clássicos (lattes com leite vegetal, cafés gelados, matcha etc) feitos com grãos selecionados.

Sair da versão mobile