Direto de Paris – Dia 23 de outubro

Expectativa de vitória

Elena Faliez desaba em lágrimas nos braços de sua primeira dama de honra, depois exulta, sendo levada para o centro do palco por Indira Ampiot, Miss França 2023, e Adèle Bonnamour, Miss Île-de-France 2022. Atual Miss Paris, a jovem de 28 anos foi coroada Miss Île-de-France 2023 neste domingo à noite, em Dammarie-les-Lys (Seine-et-Marne), na grande sala do Espace Pierre-Bachelet. Uma coroação que pode prever outros sucessos, assim como aconteceu com Diane Leyre, Miss Paris que se tornou Miss Île-de-France e, em seguida, Miss França em 2022, pela primeira vez desde Patricia Spehar em 1997.

 

O amor está no campo

Há aqueles que se ajoelham para pedir a mão de seu amor em casamento, e há outros mais originais. Uma proposta de casamento bastante incomum chamou a atenção nas redes sociais nos últimos dias, e aconteceu no norte da França, mais precisamente em Cambrésis. A prefeitura de Niergnies compartilhou na quinta-feira uma foto tirada por um piloto enquanto sobrevoava um campo. Do céu, é possível ler claramente “Você quer se casar comigo?” A pergunta veio de um jovem agricultor de Crèvecœur-sur-l’Escaut. Julien Thelliez planejou tudo durante vários meses, plantando flores em seu campo no verão e depois cortando-as com um trator e um cortador de grama há alguns dias. Muito dedicado, o amante levou dois dias e meio para formular sua pergunta fatídica e obter o resultado desejado. Após tanto esforço, podemos tranquilizar você: a história teve um final feliz.

 

Iniciativa consciente

Nos últimos três meses, a associação “Minha biblioteca de objetos” tem oferecido aos habitantes de Toulouse um catálogo de 250 objetos do dia a dia para alugar. A ideia dos dois fundadores é oferecer uma alternativa à compra de objetos pouco usados e, assim, evitar o consumo excessivo. Dos trituradores de galhos a um conjunto completo de mergulho, os objetos são variados e alugados a preços acessíveis por uma semana pela Internet.

 

Pela paz

15.000 pessoas se reuniram neste domingo à tarde na Place de la République em Paris em apoio ao povo palestino. Uma manifestação que foi finalmente autorizada no sábado pela prefeitura de polícia de Paris. Além disso, a prefeitura anunciou a prisão de 10 pessoas.

Diante da magnitude desse encontro, a polícia decidiu fechar as ruas ao redor da praça, que teoricamente deveriam permanecer abertas.

 

Tic tac, tic tac!

Após o retorno ao horário de verão em março passado, está quase na hora de mudar novamente para o horário de inverno. Concretamente, os franceses ganharão uma hora extra de sono neste último fim de semana de outubro, na noite de sábado, 28 de outubro. Uma mudança que pode confundir muitas pessoas e levanta a questão: em 2019, os deputados da União Europeia votaram a favor da eliminação da mudança de horário em todos os países da UE. Desde então, regularmente eles dizem que cada mudança para o horário de verão ou de inverno pode ser a última.

 

Hoje é dia de rock, bebê!

Os fãs de rock podem comemorar, pois os lendários Rolling Stones estão de volta com seu muito esperado álbum “Hackney Diamonds”. A icônica banda composta por Mick Jagger, Keith Richards e Ron Wood está lançando seu 24º álbum de estúdio e promete encantar seus fãs. Para celebrar esse lançamento, a Fnac revela uma loja temporária dedicada à banda que estará aberta de 20 de outubro a 31 de dezembro, em quatro de suas lojas na França. A jornada começa em Paris, no Fórum des Halles, antes de seguir para Lyon, Bordeaux e finalmente voltar a Paris, em Ternes, no 17º arrondissement.

 

Falsos alertas

Cerca de 70 falsos alertas de bomba foram direcionados a aeroportos franceses desde quarta-feira. E essas informações errôneas foram enviadas “quase sempre do mesmo endereço de e-mail localizado na Suíça”, disse o ministro dos Transportes Clément Beaune no domingo. Eles são obra não de “brincalhões”, mas de “grandes idiotas e até mesmo criminosos”, destacou o ministro.

Sair da versão mobile