Direto de Paris – Dia 11 de Novembro

Situação preocupante

Os Restos du Cœur (Restaurantes do Coração), que fizeram um apelo à solidariedade devido a problemas financeiros, arrecadaram mais de 30 milhões de euros em doações em dois meses. No entanto, o futuro da associação está longe de ser assegurado. Diante de um déficit de 35 milhões de euros, a associação decidiu reduzir o número de beneficiários da ajuda alimentar e fornecer menos comida por família. Na última campanha, que termina em 22 de novembro, os Restos du Cœur distribuíram 170.000 refeições, quase 30.000 a mais do que na campanha anterior de 2021-2022.

 

Luxo sustentável

A jovem empresa inovadora de Toulouse, Authentic Material, que valoriza materiais naturais não utilizados, agora gera 99% de sua receita com as quatro grandes casas de luxo francesas: Kering, Hermes, Chanel e LVMH. No entanto, levou quase três anos para convencer as marcas de luxo da relevância e maturidade de sua solução em resposta às questões ambientais. Na prática, a empresa recupera e recicla sobras de materiais orgânicos ou produtos não vendidos devido a problemas de qualidade das principais marcas de artigos de couro, joias, relojoaria e perfumaria. Usando uma tecnologia derivada da metalurgia, ela transforma esses materiais nobres, como couro, seda, lã, minerais de pedras preciosas, conchas, algumas madeiras, em blocos de materiais reconstituídos, puros ou compostos, agregados com termoplásticos de fonte biológica. Esses novos materiais, revendidos às marcas de luxo, oferecem novas possibilidades de criação, como armações de óculos, peças de decoração, canetas ou frascos. Um modelo circular perfeito em que os fornecedores também são clientes da empresa.

 

Tempestades agravantes

Afetado por inundações históricas que causaram grandes estragos na França, o Pas-de-Calais entrou em alerta vermelho nesta quinta-feira, 9 de novembro, e não deve ter uma redução nas inundações até sexta-feira, resultando no fechamento das escolas por dois dias. Em um boletim publicado na quinta-feira, a Météo-France prevê um “novo episódio de chuvas intensas, seguindo-se a acumulações já excepcionais nos últimos dias e ocorrendo em um contexto hidrológico muito preocupante”. Essas chuvas, às vezes acompanhadas de tempestades, devem persistir até sexta-feira de manhã, segundo o previsionista.

 

Para aquecer

A chegada do inverno europeu nos faz desejar queijo derretido, batatas gratinadas e boa charcutaria. Vou lhe dar uma dica de um restaurante que oferece especialidades e uma atmosfera de esqui: o Osaba oferece racletes bascos! No menu, há batatas, presunto de Bayonne, presunto cozido, salame dos Aldudes, salame Montauzer, queijo de ovelha das montanhas e Ossau-Iraty, todos AOP e cuidadosamente selecionados. Quanto às bebidas, você pode degustar cervejas, vinho quente, coquetéis bascos e vinho basco. Recomendo o Txakoli, um vinho branco basco lavements borbulhante para acompanhar sua raclete, é delicioso…

 

Destaque na Paris Photo

Baseada em Paris, Claudine Doury é uma fotógrafa obcecada pelas noções de memória e transição. Isso é evidente nos retratos de adolescentes, às vezes com uma aparência fantasmagórica, que povoam suas fotografias. À primeira vista, pode-se pensar na estética inconfundível da cineasta Sofia Coppola, especialmente em seu primeiro longa-metragem, “As Virgens Suicidas”. Isso não é surpreendente para uma mulher que sempre quis ser fotógrafa, fascinada pelo poder quase mágico desse meio. Após estudar jornalismo, ela trabalhou como fotojornalista para as agências Gamma, Contact Press e VU’, bem como para o jornal Libération. No entanto, logo surgiu o desejo de desenvolver projetos mais longos e significativos, como sua série “Povos da Sibéria”, publicada em 1999. Representada pela galeria parisiense In Camera na Paris Photo, suas fotos foram tiradas nos anos 90, na Crimeia. Sempre com adolescentes, sempre com uma sensação de inquietante estranheza, aliada a um certo conforto. Suas fotografias sombrias muitas vezes são feitas no conforto de um quarto, às vezes em uma cama ou sofá. Como uma imersão na intimidade desses jovens com olhares desiludidos, prontos para nos assombrar para sempre.

 

Próxima parada

Quinze anos após a apresentação de “Le Grand Paris” na Cité de l’architecture et du patrimoine, onde as grandes linhas do projeto foram apresentadas, a Cité se concentra no metrô, sua história e transformações urbanas, ao mesmo tempo que mostra uma visão do “Grand Paris Express”, um grande projeto em andamento. De 8 de novembro de 2023 a 2 de junho de 2024, a exposição “Métro! Le Grand Paris em movimento” oferece um espaço de descoberta, desde as origens do metrô até os primeiros passos da futura rede, além de ser um local para discussões sobre a metrópole. Uma oportunidade para refletir sobre as mudanças na sociedade por meio dos novos modelos de transporte, do papel das tecnologias modernas em nossas vidas e da chegada de uma rede que visa superar a divisão entre o centro e a periferia. Uma visão esclarecida sobre o impacto da arquitetura e da cidade em nosso cotidiano.

Sair da versão mobile