Direto de Paris – Dia 08 de Novembro

Avanço na medicina

Após um primeiro em 2019, um segundo em 2022, um terceiro transplante de útero foi realizado na França em 21 de outubro no hospital Foch, em Suresnes, Hauts-de-Seine, como relatado na terça-feira, 7 de novembro. A operação durou nada menos que 18 horas, com um total de vinte profissionais de saúde na sala de cirurgia. Os médicos inicialmente retiraram o útero de Gaétane, de 57 anos, para transplantá-lo para sua filha Océane, de 30 anos. Océane sofre da síndrome de Rokitansky (MRKH), que causa agenesia uterina (ela nasceu sem útero), afetando aproximadamente um nascimento de menina a cada 4.000. Agora, ela terá que esperar pelo menos seis meses antes de tentar a transferência de embriões. No entanto, seu desejo de gravidez não é mais um sonho.

 

Desfile cívico

O simbolismo é forte, uma vez que mais de mil atos antissemitas foram registrados em um mês desde o início da guerra entre o Hamas e Israel, o que representa o dobro do total do ano anterior. Em um comunicado conjunto publicado na terça-feira, 7 de novembro, no site do Figaro, Gérard Larcher, presidente do Senado e Yaël Braun-Pivet, presidente da Assembleia Nacional, convocaram um desfile cívico contra o antissemitismo no domingo, 12 de novembro, a partir das 15 horas, entre o Palais Bourbon, sede da Assembleia, e o Palais du Luxembourg, sede do Senado.

 

Uma caverna no Palais Garnier

A fachada do Palais Garnier em Paris, atualmente cercada por andaimes para manutenção, revelou uma nova fachada na terça-feira, 7 de novembro. Assinada por JR, a obra temporária representa uma caverna. Este é o segundo ato de uma obra exposta em setembro passado, quando a fachada representava uma imensa caverna.

 

Eurovision

Em maio de 2024, a direção é Malmö. Após a participação do grupo bretão Alvan & Ahez em 2022 e de La Zarra em 2023, Slimane terá a (grande) responsabilidade de representar a França na 68ª edição do Eurovision, conforme anunciado pela diretora de entretenimento e jogos da France Télévisions, Alexandra Redde-Amiel, em 8 de novembro. O cantor de 34 anos competirá com uma música intitulada “Mon Amour”, que será revelada na noite de 8 de novembro no France 2 às 20h. O concurso musical internacional acontece anualmente na primavera, em um país europeu, e revelou mais recentemente o grupo Måneskin.

 

Alta Joalheria

A Maison Boucheron, uma subsidiária do grupo Kering, adquiriu um ateliê de alta joalheria localizado próximo à Place Vendôme. A chegada de 60 artesãos reforça a equipe de seu próprio ateliê histórico, localizado nas proximidades. A aquisição na verdade engloba quatro empresas: Blondeau, Belter, Chanson e FG Desenvolvimento, que foram agrupadas desde 2017 no mesmo endereço por Cédric Gangemi, um “jovem empresário francês, joalheiro de formação”. Ele trabalhou na Chanson e Blondeau antes de adquiri-las e desenvolvê-las no grupo que fundou.

 

Vitrines de Natal

A partir desta semana e ao longo das festas de fim de ano, as grandes lojas de departamentos revelarão suas vitrines com o tema de Natal. Isso é uma tradição em Paris há mais de cem anos, desde La Samaritaine até BHV, passando pelas Galeries Lafayette e Le Bon Marché. Todos se esforçam para oferecer aos parisienses e turistas o melhor espetáculo possível.

Sair da versão mobile