Direto de Paris – Dia 06 de Dezembro

Absolutamente perfeito

Estabelecido desde 2010 pela Associação de Salvaguarda do Ovo Maionese, o campeonato mundial do melhor ovo/maionese do mundo emitiu seu veredicto. E a boa notícia é que a França conseguiu se destacar! O ovo/maionese firmou-se como uma receita emblemática da gastronomia francesa, especialmente nos bistrôs. Aliás, essa receita tornou-se um símbolo dos tradicionais Bouillons, ao lado do vinagrete de alho-poró e pâté en croûte. É oficial: o melhor ovo/maionese do mundo é parisiense. Maxime Plateau, chef do bistrô Le Moulin à Vent, localizado no 5º arrondissement da capital, conquistou o tão cobiçado título. Um orgulho para o cozinheiro: “Estou muito feliz com este prêmio”, ele confessou após sua vitória no microfone da BFM Paris. “É a realização do trabalho de todo o ano. Obrigado a todos, eu me diverti muito!”.

tulo mundial

A grande celebração do pâté en croûte, verdadeiro emblema da gastronomia francesa e lyonesa, aconteceu nesta semana, na La Sucrière de Lyon. E após três anos de hegemonia japonesa, a França finalmente recuperou seu prestígio nacional com a vitória brilhante de Frédéric Le Guen-Geffroy, chef do Club TP90, em Paris. Esse artesão apaixonado conquistou o júri, presidido pela ex-campeã mundial Karen Torosyan, com sua habilidade incomparável nessa especialidade culinária. Ao todo, a competição contou com 14 participantes de todo o mundo, competindo em criatividade e audácia para criar os patês em massa mais saborosos. A França, berço dessa deliciosa especialidade, recuperou seu lugar no topo da competição, destacando a excelência de seus artesãos charcutiers.

Instituição parisiense

Antigo clube de jazz dos anos 50 frequentado por Juliette Gréco e Boris Vian, que se tornou uma boate badalada nos anos 2000, o Le Montana se reinventa como restaurante e bar de coquetéis. Localizado em Saint-Germain-des-Prés, entre Les Deux Magots e o Café de Flore, o Le Montana evoca uma Paris fantasiosa que inspira a decoração glamorosa do local: o vermelho da jaspe, a brancura do marfim, o refinamento da opalina encontram o veludo, o mármore e o latão. Na cozinha, o jovem chef italiano Francisco Raul Conforti revisita os clássicos da culinária francesa: carne excepcional com chalota, ombro de cordeiro confitado ou patê em massa com foie gras e morilles, tudo servido em pratos de prata. Enquanto no térreo saboreia-se um coquetel, o jantar continua no rooftop com uma vista deslumbrante de Paris.

 

Festa na Place Vendôme

Inédito, o carrossel surpresa, criado sob medida nas cores do Ritz Paris, encanta pequenos e grandes que escaparão por um momento em um passeio encantado. Logo ao lado, uma cabana de Natal toda em madeira satisfará os amantes das famosas criações do chef pâtissier François Perret, como a árvore branca, um biscoito de amêndoa e canela sem glúten revestido com uma fina camada crocante de açúcar e glitter dourado, ou o crocante praliné-pecã, composto por um delicioso creme de baunilha. E para se aquecer, nada melhor do que o chocolate quente exclusivo, um Panamá 70% com cremosidade incomparável e aromas picantes e florais. Os amantes do célebre hotel também poderão adquirir o ursinho de pelúcia “groom”, o caderno ou a bolsa dourada. Até 31 de dezembro, de quarta a domingo, das 15h às 20h.

O mais gourmet

A maison francesa de chás Dammann Frères e o mestre do panetone, Christophe Louie, revelam uma receita em edição limitada, tão saborosa quanto engenhosa. O bolo italiano é feito com uma infusão de chá Rooibos com cascas de laranja, além de aromas de pão de especiarias e cereja. Para realçar todos esses sabores, Christophe Louie adicionou cranberry, maçã, gengibre, baunilha e generosos pedaços de laranja cristalizada. Para aprimorar a experiência, este panetone é acompanhado por uma caixa de chá: 6 sachês Flocons d’Épices, um chá preto com aromas cítricos e especiarias de Natal (canela, noz-moscada, cravo) e cascas de laranja – para melhor acompanhar a degustação.

Formidável retrospectiva

Programada para 18 de setembro de 2024, no Grand Palais Immersif, a exposição imersiva Frida Kahlo ¡Viva La Vida! transcenderá os limites da arte tradicional para oferecer uma experiência sensorial e narrativa única. Criada por duas curadoras mexicanas, essa criação funde harmoniosamente projeções em 360º, animações quadro a quadro e uma trilha sonora original cativante. O resultado é uma imersão profunda no universo complexo da ícone mundial tão apreciada em todo o globo. Através de um loop de imagens espetaculares, o visitante será convidado a descobrir as complexidades da vida tumultuada da artista. O ponto de partida é o seu diário íntimo, descoberto milagrosamente duas décadas após sua morte em sua residência.

Sair da versão mobile