Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino com Lelê Saddi

A influenciadora e empresária compartilha suas dicas para todas as mulheres que buscam empreender

Foto: Iude

 Lelê Saddi é referência no universo do empreendedorismo. Além de ser uma das principais criadoras de conteúdo do país, a empresária também atua como co-fundadora do Grupo Pop – agência de comunicação 360° comandada ao lado de seu sócio, Fernando Bento – e recentemente descobriu o mundo da maternidade ao dar luz ao seu primogênito, Francisco.

Neste Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, a empresária concedeu uma entrevista exclusiva ao Glamurama, onde discorreu sobre sua trajetória profissional e compartilhou dicas sobre como as mulheres podem iniciar e se manter no universo dos negócios.

Lelê, hoje você é referência como criadora de conteúdo e como co-fundadora do Grupo Pop. Como você consegue conciliar as demandas de ambos os trabalhos?

Acho que ninguém faz nada sozinho, então eu conto com uma equipe incrível que consegue ajudar com todos os desafios do dia a dia, além do meu sócio, Fernando Bento, que é meu braço direito e exerce um papel muito importante no cotidiano do Grupo Pop. Também acredito que a organização é muito importante, então sempre planejo tudo com muita antecedência em relação às reuniões e diárias para criar conteúdo, o que me auxilia bastante.

 

Você é mãe de primeira viagem do querido Francisco. Que dica você daria para outras mães e empresárias que lidam ou lidarão com a dupla jornada de trabalho?

Aquela frase “nasce uma mãe, nasce uma culpa” é muito verdadeira! Acho que isso realmente acontece, mas nesses momentos nós não podemos esquecer que trabalhar e cuidar dos nossos negócios. É um exemplo muito importante aos nossos filhos, que também devem entender que a vida profissional é fundamental.

 

Para você, o que representa ser uma mulher empreendedora? Quais são os maiores desafios em ter um papel feminino neste universo majoritariamente masculino?

Para mim, ser uma mulher empreendedora ou ter uma carreira é literalmente se desafiar todos os dias. Ao nascer mulher, a gente já tem esse desafio de conciliar todos os papéis que uma mulher tem e todas as intensas cobranças do dia a dia. Logo, ser uma empreendedora é ser uma mulher forte que gosta de se desafiar. Acho que os maiores desafios em ter um papel feminino neste universo é se impor, se fazer sentir respeitada e não esquecer que a gente tem muita capacidade de desenvolver qualquer tipo de trabalho em qualquer área e qualquer setor. A partir do momento que a gente acredita em nós, os outros também sentem isso e nos respeitam como profissionais.

 

Sabemos que a trajetória de um empreendedor não é nada fácil e requer ultrapassar inúmeros desafios. Qual conselho você daria para quem busca empreender?

Primeiro, é preciso empreender em uma área que você goste, que acredite, que tenha um know how e experiência. Eu já empreendi em outras áreas que não eram de meu conhecimento e acabou que não deu certo por conta disso. Porém, ao empreender em algo que a gente ama, o dia a dia fica muito mais leve e as conquistas se tornam muito mais gratificantes.

 

O Grupo POP é uma agência 360° que atende inúmeras influenciadoras e marcas de moda e possui uma grande bagagem sobre este universo. Quais dicas você daria a quem busca empreender neste mercado?

Quem busca empreender tanto no mercado de influência quanto no de marcas, é preciso ter um propósito, ser autêntico sempre, criar dentro do que acredita e faz sentido para você, não copiar e olhar os outros e buscar em si mesma o seu potencial.

 

Desde o início do We Pick até o Grupo Pop, quais são os seus maiores aprendizados como empresária?

Aprendizado n° 1: Saber quando parar. Então se tem algo que não está dando certo, é preciso parar e recomeçar.

Aprendizado n° 2: Saber recalcular a rota. Quando somos empresárias, nós temos que contar com essa flexibilidade e essa rapidez de saber que, em muitos momentos, precisamos recalcular a rota, porque os objetivos mudam, o mercado muda, as demandas mudam e nós precisamos ter essa agilidade.

 

Houve algum momento de virada de chave em que você notou o tamanho de seu crescimento profissional?

Houve sim! Eu notei o meu crescimento profissional quando fomos tirar uma foto de toda nossa equipe para comemorarmos o aniversário do Grupo Pop e eu vi a quantidade de pessoas presente. Como temos muitas áreas, as pessoas não ficam juntas o tempo inteiro, então quando eu vi aquela turma toda, fiquei muito feliz e emocionada.

 

O mundo está em constante mudança. Já presenciamos o crescimento das redes sociais e agora, da Inteligência Artificial. Como ficar atualizado diante das tendências do mercado e, ao mesmo tempo, manter a essência?

A gente não pode ignorar o aparecimento de outras redes sociais ou da Inteligência Artificial, e temos que entender que essas mudanças estão acontecendo. Eu gosto de ler as notícias, saber o que está em andamento e trazer essas novidades à minha audiência por meio da minha coluna do Instagram chamada “Radar Lelê”. Embora muitas dessas mudanças não mudem a minha essência, eu não posso ignorar, pois podem impactar nos meus negócios. É preciso sempre saber se precisamos estar ligados ou não às novidades nas redes sociais e na Inteligência Artificial.

 

Você já é uma das principais blogueiras de moda do país e se destaca pelo seu papel como empresária. Por acaso você possui o desejo de se aventurar e empreender em algum outro projeto?

Eu acho que quem gosta de empreender, não consegue ficar parado sem pensar em novos projetos e em outras maneiras de se aventurar. Estou sempre pensando no meu próximo projeto e como posso empreender de maneira nova. Então com certeza tenho muitos desejos e novidades que posso trazer para vocês em 2024!

 

Sair da versão mobile