O lendário personagem Indiana Jones de Harrison Ford tem pavor de cobras, mas o ator agora tem um réptil real em sua homenagem. Uma nova espécie de cobra encontrada no Peru recebeu o nome de Tachymenoides harrisonfordi em honra à defesa ambiental do ator.
Ford, que é vice-presidente do projeto sem fins lucrativos Conservation International, também tem uma formiga e uma aranha com seu nome. “Esses cientistas continuam nomeando criaturas em minha homenagem, mas sempre escolhem aquelas que aterrorizam as crianças”, brincou o ator. Ao contrário de seu personagem, Indiana Jones, Ford disse que gosta de cobras e “sentiu uma rápida afinidade com esta em questão”.
“A cobra tem olhos nos quais você pode se afogar, e ela passa a maior parte do dia tomando sol ao lado de uma poça de água suja – provavelmente teríamos sido amigos no início dos anos 60”, seguiu ele na brincadeira. A descoberta, uma colaboração entre pesquisadores do Peru e dos Estados Unidos, foi feita no Parque Nacional Otishi, no Peru.
“Para um biólogo, descrever uma nova espécie e divulgá-la com seu novo nome é uma das atividades mais vitais durante a crise de biodiversidade”, disse Edgar Lehr, cientista líder do projeto. “Apenas organismos que são conhecidos podem ser protegidos”. Ele espera que a descoberta chame a atenção para a crise de extinção que as espécies ao redor do mundo estão enfrentando. Os répteis são particularmente propensos à extinção, com mais de um quinto de todos atualmente ameaçados, segundo estudo de pesquisadores da Conservation International.
Espécies famosas
No ano passado, uma nova espécie de formiga descoberta em Manaus também ganhou o nome de uma artista: Leptogenys elzasoares. A formiguinha tem duas cores: preto e amarelo. Os taxonomistas responsáveis pelo achado decidiram homenagear Elza Soares na hora de classificar o novo inseto.
Tem também um parasita que se alimenta de peixes no Caribe que foi batizado de Gnathia marleyi, em homenagem a Bob Marley. E tem ainda o Gnathia marleyi, uma mosca batizada em homenagem a Beyoncé. Até mesmo o magnata Hugh Hefner ganhou um bichinho para ser seu xará: cientistas americanos batizaram uma espécie de coelho de Sylvilagus palustris hefneri.
Já Shakira inspirou cientistas que descobriram uma espécie nova de vespa em 2014. A Aleiodes shakirae é um parasita de lagartas, e deposita seus ovos dentro delas. Quando isso acontece, o bichinho se contorce e foi daí que veio a ideia: os movimentos da lagarta lembraram Shakira e sua dança do ventre.
Divertidamente legal!