Sob o sol da Península de Marau, no sul da Bahia, com breves pancadões de chuva, a chef Morena Leite, que comanda o restaurante Capim Santo, o grupo e o instituto que leva o mesmo nome, comemorou o seu aniversário reunindo mais de 100 pessoas em um final de semana para lá de original e saboroso.
“Marau é a beleza da Bahia em estado bruto”, ela diz. Foram três dias de sarau numa imersão que uniu festa junina baiana, gira de orixás, delícias gastronômicas, passeio de barco até ilhas e refúgios paradisíacos, e ainda um almoço no charmoso Chez Pétit, em Barra Grande, por onde teria passado, nos anos 30, o escritor e piloto de avião francês Antoine de Saint-Exupery, autor do clássico da literatura O Pequeno Príncipe. Juntamente com a chef, o empresário Gaetano Lops também soprou velinhas no sarau de três dias.
Entre os convidados, estiveram em Maraú nomes como a atriz Mariana Ximenes, o publicitário Joca Guanaes, o babalorixá Paulo de Oya, os chefs Fabrício Lemos, Lisiane Arouca, Neka Mena Barreto, Danielle Dahoui e Rafa Gomes. Também compareceram a fotógrafa e escritora Marina Bandeira Klink, o designer Hugo França, o médico psiquiatra Arthur Guerra, co-autor do livro Você Aguenta ser Feliz, com Nizan Guanaes, a cenógrafa Cris Ayrosa, entre outros convidados. O encontro aconteceu no residencial Alma Maraú, na praia de Cassange, com previsão para ser inaugurado no segundo semestre deste ano.
Ao lado de familiares, das filhas Manuela e Júlia e do marido, o editor Julius Wiedemann, Morena celebrou não só o seu aniversário mas também o bom momento do Instituto Capim Santo, aplaudido pelos projetos Amor que Nutre – de distribuição de quentinhas – e Cozinha do Amanhã, curso gratuito de formação técnica em cozinha para pessoas em vulnerabilidade social em regiões como Trancoso, Itacaré (BA) e na favela da Rocinha (RJ). Morena comemorou ainda os novos projetos que unem propósito, alimentação e hospitalidade.
Fotos: Arquivo Pessoal