A princesa Mary, que se prepara para tornar-se rainha consorte em 14 de janeiro, após a abdicação da sogra, rainha Margrethe II, é filha de um bacharel em matemática e de uma assistente executiva. Nasceu em 05 de fevereiro de 1972, na Tasmânia, Austrália.
A princesa herdeira tem três irmãos: Jane (59), Patricia Anne (55) e John Stuart (53).
Mary iniciou sua educação na Escola Primária Clear Lake City, em Houston, Texas, durante 1974/75. Ao retornar a Hobart, na Austrália, frequentou a Sandy Bay Infants School de 1975 a 1977. De 1978 a 1982, esteve na Escola Primária Waimea Heights. Posteriormente, cursou a Taroona High School de 1983 a 1986, seguidos por dois anos de estudos no Hobart Matriculation College.
Em 1989, Mary começou a estudar na Universidade da Tasmânia e formou-se em 1994 com bacharelado em Comércio e Direito. No período de 1994 a 1996, fez pós-graduação em Publicidade e Marketing.
Após concluir os estudos universitários, Mary mudou-se para Melbourne para trabalhar na agência de publicidade DDB Needham e, posteriormente, na MOJO Partners, como gerente de contas.
Em 1998, assinou um contrato de três meses com a Rapp Collins Worldwide em Edimburgo, na Escócia, para trabalhar como gerente de atendimento.
No início de 1999, Mary regressou à Austrália, onde trabalhou como diretora de atendimento na agência de publicidade Young & Rubicam em Sydney.
O romance de Frederik e Mary floresceu imediatamente. A princípio, ela não sabia do status real de Frederik, e o relacionamento deles só se tornou público em dezembro de 2001.
Em 2002, mudou-se para a Dinamarca e foi contratada pela Microsoft Business Solutions como consultora de projetos de desenvolvimento de negócios, comunicação e marketing.
Ficaram noivos em dezembro de 2003 e se casaram em 14 de maio de 2004, na Catedral de Copenhague. O casal tem quatro filhos: Príncipe Christian (18), Princesa Isabella (16) e os gêmeos Príncipe Vincent e Princesa Josephine (13).
Em 2007, criou a The Mary Foundation, que visa combater o isolamento social em três áreas de atuação: bullying e bem-estar, violência doméstica e solidão, da qual é presidente desde a sua criação.
Através do seu trabalho, é patrona de organizações dinamarquesas como Children, Youth & Care, a Christmas Stamp Foundation e a Psychiatry Foundation. Mary apoia especialmente a luta contra o isolamento social para aqueles que são particularmente vulneráveis ou estão em risco.
Entre outras entidades em que é atuante, tem compromisso com a sustentabilidade e a biodiversidade e, desde 2020, é presidente da WWF World Wildlife Fund.
Por duas décadas, Mary participou de mais de 70 visitas de estado, apoiando extensivamente os interesses dinamarqueses nos campos de negócios, cultura e desenvolvimento.