Balanço da temporada de moda 2009

Estilistas são pensadores dos nossos tempos. Logo após a Segunda Guerra mundial, a falta de tecidos e dinheiro levou os criadores franceses juntamente com a Câmara Sindical da costura parisiense a terem uma idéia que iria tirá-los do limbo: o Théâtre de La Mode. Era uma exposição feita com bonecas de 70 cm vestindo as novas tendências da estação. Foi um jeito de empregarem o mínimo de matéria-prima e atrair a atenção do maior número de pessoas. O teatrinho viajou o mundo e cumpriu o seu papel de não deixar o sonho da moda morrer.

* Atualmente a alta-costura anda cada vez mais ameaçada por ter cada vez menos clientes dispostas a consumir seus vestidos exorbitantes. Pois agora, com a crise, pensou-se que era o começo do seu fim. Mas as coleções da temporada de primavera-verão 2009 da alta-costura parisiense mostram que é preciso sonhar.

* O estilista Karl Lagerfeld, por exemplo, achou este é o momento para começar tudo de novo e criou para a Chanel uma coleção toda inspirada no branco das folhas de papel. Deixou a locação ostensiva do Grand Palais das últimas apresentações para se apresentar numa sala em que o cenário era todo de flores recortadas em papel. Com técnica impecável, roupas frágeis e românticas, a coleção é um forte argumento para a alta-costura persistir – conforme escreveu a jornalista Sarah Mower em crítica no portal Style.com.

* O estilista Riccardo Tisci, da Givenchy, também optou por uma certa suavidade com vestidos etéreos, transparentes. A força das roupas estava nos ombros – uma das mais evidentes tendências da temporada, que também apareceu na coleção chinesa de Giorgio Armani, no revival dos anos 80 de Jean Paul Gaultier e na aula de história de arte da Christian Dior.

* "É o nosso trabalho fazer as pessoas sonharem e prover o valor em qualidade, corte e imaginação", endossou o estilista John Galliano no backstage do desfile da Christian Dior ao ser perguntado sobre a crise. Como já mostrou o Teatro da Moda em 1945: o luxo foi feito para melhor provarmos dos prazeres dos sentidos. Chega a ser contraditório em tempos de crash financeiro, mas o fato é que a vocação da alta-costura sempre foi e será o escapismo.


Hermano Silva

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