Ninguém sabe exatamente como o jeans surgiu e isso é bom. Demonstra que a moda (quando verdadeira) surge do povo, ao mesmo tempo e em diversos lugares deixando a pergunta “Quem surgiu primeiro:o ovo ou a galinha” meio que como dúvida geral da nação.
Os livros de História da Moda dão conta de que o jeans foi “inventado” em meados do século 19 nos Estados Unidos, quando dois imigrantes Levi Strauss – da Alemanha – e Jacob Davis – da Letônia – utilizaram a lona usada nas barracas como peça de roupa. Os mineradores do Oeste norte-americano foram os primeiros “fashionistas” a aderirem à tendência. Necessidade também é moda, afinal.
Independente da História, a verdade é que desde então a peça nunca mais saiu do guarda-roupa de pessoas interessados em moda (ou não). Ao longo dos anos, o jeans veio nas mais diferentes lavagens, cortes, modelagens, customizações e, agora, a grande sacada é que eles chegaram aos pares.
O jeans pode ter várias cores (dependendo de sua lavagem): azul claro quase branquinho, azul céu, indigo blue (aquele quase violeta), azul escuro quase preto… Para o verão, o combo ideal é o short desfiado + camisa jeans. Mesma lavagem para as mais clássicas, tons diferentes para as moderninhas.
Para as românticas: camisa jeans + salopete.
Clima anos 1970 em look de calça cintura alta. A camisa jeans para dentro deixa o look mais feminino.
Look descontraído, meio Brigitte Bardot, com nó na camisa. Na parte inferior, quanto mais básico o jeans, melhor.
Colete jeans é boa idéia para looks abaixo das linhas dos trópicos. Faz sentido no calor e ainda tem informação de moda.
Por Helô Gomes