Publicidade

Yves Saint Laurent: ícone da moda eternizado por sua ousadia e criações

Por Bia Paes de Barros


Do vestido de noite ao hippie, dos longos – que desfilaram por muitos red carpets – ao impermeável dos pescadores, a sigla YSL adapta-se a todas circunstâncias, a todas as categorias de clientes.


* Não foi por acaso que reconhecem Yves Saint Laurent como um dos grandes precursores da moda jovem – inovadora a cada estação, criador de ícones e que transgredia padrões estéticos e artísticos.


* Discípulo de Christian Dior, o tímido e maravilhoso artista entendeu quando só se falava em alta-costura, que a sua moda deveria seguir também outro ritmo. Com uma percepção de negócio apuradíssima, resolveu criar suas coleções prêt-à-porter também. Algo totalmente novo na época.


* Nos anos 1960 introduziu novos elementos à moda feminina, e que fazem parte do dia-a-dia de mulheres do mundo inteiro até hoje. Estamos falando dos casacos safári, das transparências indiscretas de rendas e tules e, principalmente, o smoking feminino, que permanecerá sempre ligado ao seu nome.


* A maneira como a arte moderna apareceu em seus vestidos trapézio foi inovadora não só na silhueta, mas também em combinações de cores antes nunca vista. O vermelho e o rosa apareceram juntos inúmeras vezes em suas coleções. Uma combinação que ele fazia como ninguém!


* Yves Saint Laurent inovou até o mundo da propaganda ao ser o primeiro estilista a fazer uma campanha de seu próprio produto. E chocou ao ser fotografado nu para divulgar seu primeiro perfume masculino.


* O mais impressionante em toda a sua carreira, foi a sua capacidade de criar ícones a cada coleção e de enxergar o futuro e o presente sem preconceitos. Sorte de todas nós que até hoje usufruímos deste talento inesquecível!

* Para ver a galeria com os momentos mais marcantes do estilista clique aqui.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter