Publicidade

Enquanto a São Paulo Fashion Week toma conta da mídia brasileira com um volume massivo de informações sobre os desfiles, eis que vira notícia no planeta o nome de uma cubana pouco conhecida: Isabel Toledo. Ela é a estilista responsável pelo inusitado look dourado de brocados e luvas verdes escolhido por Michelle Obama para a posse do marido Barack nessa terça-feira.

Isabel até então era uma estilista "lado B", como definiu o diretor de arte, Kleber Matheus, em entrevista para esta coluna. Desde 1998 ela parou de desfilar nas temporadas de Nova York, onde mora, para se apresentar quando bem entendesse e trabalhar em esquema de ateliê, fazendo vestidos sob medida para suas clientes – impecáveis em termos de técnica. Discreta, superbem relacionada e com clientes no mundo das artes, ela é como uma espécie de Frida Kahlo da moda.

O seu Diogo Rivera é o ilustrador e artista plástico Ruben Toledo, também cubano, que conheceu quando ainda eram estudantes em New Jersey. Ruben é talentosíssimo e assina as ilustrações das publicidades da loja Barneys e de várias revistas de moda. Juntos eles criam as idéias mais mirabolantes num estúdio que mantêm numa cobertura em Manhattan.

A boa notícia para os democratas da moda é que a partir de março a Barneys irá vender conjuntos de Isabel Toledo similares ao que Michelle Obama usou no dia da posse por apenas US$ 1.500. Nem precisa dizer que esta é a melhor publicidade que Isabel Toledo já teve em sua carreira e que estava certa ao trocar o desfile numa semana de moda por uma atitude mais próxima da sua cliente. Se levarmos em conta ainda a afirmação que o estilista Alexandre Herchcovitch fez após o seu desfile, que toda a primeira-dama é uma difusora de tendência, é bom a gente não desgrudar o olho de Isabel.

A saber: em junho a estilista ganha uma mostra retrospectiva no Fashion Institute of Technology (FIT), em Nova York, com mais de 70 looks e curada pela intelectual fashion Valerie Steele.

Isabel e Ruben Toledo, retrato da estilista pelo marido e o look de Michelle Obama

Hermano Silva

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter