Eu voltei. Faz um ano que eu não escrevia aqui. Como previ que iria acontecer na minha última coluna, de abril de 2008, quase morri de saudades. Sabe quem voltou comigo? A jaqueta jeans! Ela, a JJ, direto dos anos 90. Ando tão obcecada com a peça, mas tão… que fiz um levantamento de gente usando (fotos abaixo). O Alexandre Herch não desgruda. Gentee. A jaqueta jeans é uma daquelas peças raras que nem foram e já voltaram. É cafona e fina ao mesmo tempo. É passado e é futuro. Me deixa confusa. Ela está no ponto de ônibus com o aposentado, no casamento com a Xuxa e no motorista do taxi. Ela também está na CAPA da Vogue Paris de maio, na Cameron Diaz, no Marc Jacobs.
Nos anos 90, ela era uma peça básica e moderninha. Tanto que Madonna usou no clipe de 1998, Ray of Ligth. O look era assim: jaqueta jeans + calça curta preta + cinto de paetes. Simples. No comecinho da década de 90, a gente usava, inclusive, de conjuntinho jaqueta + calça jeans + regata branca. Prática que muitos homens, como o Caetano Veloso, nunca deixaram para trás. Já Ale Herch, o maior estilista brasileiro, abandonou a jaqueta jeans, adotou o couro, o nylon…e agora voltou de novo com a JJ. Ele usa jaqueta jeans com calça jeans. Eu já vi!
E, sorry, mas tô achando que este é o jeito mais moderno. Olha como a Madonna usou este ano, em junho, jeans+jeans. Antes que você me pergunte: ‘Como usar Jaqueta Jeans sem ficar com cara de 90 sem informação?’, eu respondo! A des-combinação deve ser minima no tom da calça, no peso do jeans. Mas jeans combinando com jeans tá moderno! Des-combinar muiiito, tipo usar como a Xuxa (que usa para quebrar o vestidão florido!) rola mas é véio. Vamos combinar? Uma opção pra quem não quer conjuntinho (tem várias, mas vou dar uma) é usar com peças beges. Tipo calça de sarja e jaqueta jeans lavado, fechada até encima. É um look fofo.
Design para todos:
Tô também na Glamurama TV. Olha o vídeo que eu fiz mostrando a Casa Glamurama. E o vídeo da coleção do Reinaldo Lourenço a preços democráticos para a C&A entra na quinta-feira.
Beeeeeeeijoooos, Ale
Por Alexandra Farah