Você já parou para pensar no que come durante uma semana? Nas compras que faz no supermercado? Nos lanches que faz diariamente? Pois bem, segundo o dermatologista Adilson Costa, muito estudos científicos têm aumentado a certeza de que o que a gente come está intimamente ligado ao processo de envelhecimento como um todo – incluindo o envelhecimento da pele.
* Já é certo que a dieta mediterrânea (rica em peixes, vegetais e frutas) provoca um efeito positivo na longevidade graças à sua capacidade de evitar a produção e estimular e remoção dos radicais livres produzidos no dia-a-dia. Os alimentos industrializados, por sua vez, têm mais espaço em nossa mesa e provocam efeito contrário. São produtos com altíssimo poder calórico, rico em açúcares e carboidratos, os quais são responsáveis por alterações importantes em nosso corpo, envelhecendo órgãos e sistemas.
* Em uma dieta rica em calorias, os açúcares ali presentes são um vilão importante para a estrutura mais nobre para a jovialidade de nossa pele: o colágeno, que é atacado e sofre o que podemos chamar de glicosilação. O resultado é a formação de um material estranho ao nosso organismo, que deixa nossa pele menos elástica e mais propensa ao envelhecimento.
* Como mudar esse quadro? Tendo uma dieta rica em frutas, óleos vegetais ricos em ômegas 3 e 6, legumes, verduras e farinhas integrais podem ser aliados para a manutenção da saúde global de nosso organismos. Se você quer ter a pele bonita – e prevenir os sinais precoces do envelhecimento – troque farinhas brancas por integral, evite açucares e corra dos alimentos industriais e hipercalóricos. Sua saúde agradece!