Após uma temporada de lançamentos, é normal que o mercado e os consumidores tentem decifrar as tendências ou os próximos rumos que a moda vai tomar. Hoje, descobrir um caminho é tarefa árdua, já que, para atender ao mercado, ao gosto mutante dos clientes e enfrentar uma concorrência cada vez mais feroz, as marcas fazem de tudo um pouco.
Com excessão de grifes mais focadas e com um bom equilíbrio entre o comercial e o autoral, é fácil encontrar várias possibilidades de cores, formas e materiais em uma mesma coleção. Mesmo assim, há os desejos coletivos, que funcionam como um “start” da temporada. Veja abaixo alguns desses destaques e comece a montar seu guarda-roupa de verão!
EXPLORAÇÃO TEXTIL
Uma grande pesquisa de materiais norteou os estilistas em suas coleções de verão. Com o auxílio da tecnologia, os tecidos ganham texturas impensáveis e as novas tecidos (ou seriam não-tecidos?) são descobertos. O esforço vale a pena e resulta em materiais especialíssimos, como os empapelados com película de alumínio, os nylons ultrafinos, o couro com elastano, a camurça com transfer, a madeira laminada, tecidos com efeito celofane e translúcidos ultraleves.
Quem fez: Alexandre Herchcovitch (masculino), Animale, Gloria Coelho, Maria Bonita, Osklen, Reserva, Tufi Duek
MODA TRANSLÚCIDA
A transparência é uma das maiores vontades da moda do verão. Protagonizou um jogo de cobre/revela que pontuou a maior parte das coleções, descobrindo ora com sensualidade, ora com delicadeza, a silhueta feminina. Tecidos muito leves apenas fingiam que cobriam algo enquanto telas de tule estrategicamente posicionadas deixavam a imaginação correr solta.
Quem fez: Adriana Degreas, Alexandre Herchcovitch (masculino), Amapô, Animale, Ellus, Fernanda Yamamoto, Gloria Coelho, Reinaldo Lourenço, Rosa Chá, Tufi Duek, Wilson Ranieri
O CORPO RESPIRA
Conforto, possibilidade de movimentação, liberdade. Peças amplas, em tecidos maleáveis que não marcam ou apertam devem fazer a alegria de quem já está cansado da onda das roupas superjustas. Verão dos bons, com design e charme.
Quem fez: Alexandre Herchcovitch (feminino), Cori, Fernanda Yamamoto, Maria Bonita, Ronaldo Fraga, Simone Nunes
CONSTRUÇÃO
O trabalho com formas, recortes e estruturas aproxima o desenvolvimento de certas peças de uma experiência com rigor arquitetônico. Enquanto algumas marcas buscam o equilíbrio perfeito a partir do trabalho com formas e recortes, outras encontram novas maneiras de sustentação e estruturação das roupas. Quem fez: Adriana Degreas, Alexandre Herchcovitch, Animale, Gloria Coelho, Maria Bonita, Neon, Reinaldo Lourenço, Rosa Chá, Tufi Duek
AQUARELA
Uma cartela de cores claras e neutras deu o tom da próxima estação. Os brancos e nudes têm lugar garantido nas araras, assim como os “tons-bebê” rosa, azul, verde, turquesa, amarelo… Sim, há espaço para os vibrantes (leia abaixo), mas a combinação cromática dos clarinhos é imbatível.
Quem fez: Adriana Degreas, Animale, Cori, Fernanda Yamamoto, Gloria Coelho, Iodice, Maria Bonita, Osklen, Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Tufi Duek
VEM QUENTE…
Tonalidades fortes e cheias de energia também não ficaram de fora e iluminaram algumas passarelas.
Quem fez: Alexandre Herchcovitch, Amapô, Cori, Iodice, Neon, Priscila Darolt, Reinaldo Lourenço
NO BALANÇO DO MAR
É só a temperatura aumentar para a moda rever alguns de seus temas preferidos. Referências do “navy” e do surf apareceram aqui e ali, resgatando as cores do oceano, o shape dos Long Johns, as tradicionais listras estilo marinheiro e elementos como cordas náuticas e redes de pesca.
Quem fez: Iodice, João Pimenta, Neon, Osklen
OS MELHORES
Feminino
1) Maria Bonita
2) Alexandre Herchcovitch
3) Tufi Duek
Masculino
1) Alexandre Herchcovitch
2) Ellus
3) João Pimenta
Por Camila Yahn