Como tradicionalmente o vestuário dos homens é limitado em criatividade de volumes, formatos e cores, pequenos detalhes fazem super a diferença. Aos poucos, ainda bem, os desfiles masculinos estão ganhando importância. Eles são mais cool, com menos gente. Parecem despender menos esforço, são mais reais e atuais. E como na Europa eles acontecem em janeiro e julho acabam lançando as tendências que serão sedimentadas nas apresentações femininas em março e setembro. Rolou mês passado em Milão e em Paris os lançamentos das coleções do verão 2010. As roupas só chegam as lojas em março mas já da para os rapazes adaptarem agora algumas novidades.
* Cores: o cinza em todos os seus tons é a cor mais forte. O desfile Prada é inteirinho em cinza. É seguido pelos terrosos (que vão do bege ao marrom passando pelo laranja), como na Hermès. Azul, preto e branco seguem seguros. Dica da colunette: se joga no rosa enquanto ninguém tá usando.
* Calça: a curta é nova moda que já esta ficando velha. Curta, pega-frango e curtissima tipo bermuda, acompanha tudo, até paletós formais. Neste caso, a meia precisa de personalidade. Estilistas de ponta como Raf Simons e tradicionais como Paul Smith já estão fazendo calças compridíssimas, inclusive empapuçando sobre os pesados sapatos de bico oval. Prefiro. Ainda no tema, tem até calça cenoura pra homem: novo nome pra calça de pregas, larga no quadril, fina na perna.
* Gravata: sumiram da passarela. Nenhuma na Prada ou Raf Simons, que teve cintos sobre paletós oversized.
* Paletós: os sem manga, estilo colete, são destaque fashion na Lanvin, Raf Simons e outros. Manchete mesmo a gente tem não só com a volta do Collor às capas de jornais mas também com o paletó que é a cara da época em que ele era presidente: o jaquetão. Mais curtos e mais centrados, mas o mesmo jaquetão. Juro.
* Jeans: usar a parte de cima em jeans é moderno. Camisas, jaquetas. A calça jeans nova é a com cara de usada, remendada, cerzida… No passado, foram chamadas de customizadas, stone washed, rasgadas… agora são simplesmente worn-jeans.
* Tem mais, muiiiito mais. Uma vez por mês a gente vai falar de moda masculina aqui. Por hoje, para os ávidos por mais news, tem um balanço legal no Men Style o site de moda masculina da Condè Nast que, fiquei sabendo, vai ser fechado por falta de tráfego. Pelo menos, todo o conteúdo vai ser transferido para o site da GQ.
Beijos, beijos, show! Ale
Por Alexandra Farah