Miuccia Prada fez de novo. Mais uma vez, a estilista deixou fashionistas e críticos de moda boquiabertos com o desfile da Prada, que aconteceu nessa quinta-feira na Semana de Moda de Milão, dividindo opiniões. Com clima dark, desde o ambiente escuro – em que os convidados mal enxergavam seus lugares – até os looks, a coleção de primavera-verão 2013 foi diferente de tudo que vimos nas Semanas de Moda internacionais.
O primeiro look desfilado era preto, dando o tom do que devia ser esperado na apresentação. Dali em diante, shapes secos e retos, e comprimentos mini em saias e hot pants, contrapostos aos casacos maxi até o joelho. O clima foi como o de uma viagem para o oriente, com uma leve inspiração nas gueixas japonesas.
As flores também estavam presentes, mas não coloridas como é clichê da estação, e sim precisamente colocadas em lugares estratégicos dos looks: das peças de roupa aos óculos.
O desfile teve tons de verde escuro, vinho, rosa claro, vermelho e até um branco “sujo”, puxado para o off-white. E, indo na contramão dos looks leves apresentados pelas outras marcas, Miuccia colocou casacos de pele no catwalk.
Os sapatos eram um caso à parte. Um verdadeiro desafio da Prada. Irreverentes, com plataformas maxi, motivos futuristas e cores metálicas, era difícil saber para onde olhar quando os looks apareciam na passarela. As bolsas, em formato box e bicolores, foram enfeitadas com flores, assim como os óculos, que prometem virar febre no verão. Porque onde Miuccia vai, os fashion victims vão atrás.