O design de mobiliário é uma área de destaque no mundo contemporâneo, representado por profissionais que desempenham um papel crucial na criação de móveis que combinam funcionalidade, estética e inovação.
Nesse cenário, o Brasil não fica atrás. O país tem produzido alguns dos maiores designers de produto que conquistaram reconhecimento nacional e internacional como Sérgio Rodrigues, José Zanine Caldas, Irmãos Campana, Ronaldo Fraga, entre outros. Eles representam a capacidade do país de unir criatividade, inovação e identidade cultural para criar produtos únicos e relevantes.
GLMRM selecionou profissionais que, para além do talento individual, inspiram e influenciam suas gerações, tornando o país uma potência no cenário global do design.
Bell’Arte – Crystian Freiberger
Engenheiro de produção, designer autodidata e CEO do Grupo Bell’Arte, Crystian Freiberger teve desde muito jovem a oportunidade de acompanhar de perto a rotina da indústria e o mercado moveleiro. Essa vivência lhe conferiu um olhar apurado para os pequenos detalhes, intensificando cada vez mais o seu interesse por explorar formas, materiais e tecnologias que agregam funcionalidade e encanto aos produtos que assina. Em 2023, essa dedicação se materializou com a conquista da premiação Gold Winner no concurso internacional A’ Design Award, com a poltrona Wave.
Crystian nasceu em 1993, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. No segundo semestre de 2023, desenvolveu sua marca homônima onde trabalha e apresenta exclusivamente produtos autorais. O designer, também é responsável por uma diversidade de produtos que integram a linha de móveis do Grupo Bell’Arte: Bell’Arte Living: linha de sofás, chaises, poltronas e puffs com design assinado e tecnologias de ponta como a inteligência de controle de voz; Bell’Arte Dreams: linha de camas, cabeceiras, colchões e travesseiros e móveis complementares para os ambientes de dormir; Quorum Home Design: estofados autorais e design inovador e a linha Bell’Baby fabrica colchões premium para berço.
Estudiobola – Flavio Borsato e Mauricio Lamosa
Desenho autoral e simplicidade formal. Esta frase é a espinha dorsal do trabalho da marca paulista. Um trabalho isento de modismos e tendências, com uma pesquisa rigorosa de proporções e acabamentos que confere às criações resultados atemporais.
Conceito este, aplicado em todo lifestyle estudiobola. Alguns prêmios de design durante esse trajeto, como o Prêmio Museu da Casa Brasileira, ajudaram a balizar o trabalho da marca nos últimos 23 anos. Com excelência reconhecida em seu desenho e por sempre vincular seu trabalho à busca de resultados comerciais, o estudiobola segue priorizando suas relações com as empresas que produzem e distribuem suas criações.
Em permanente expansão, a estrutura interna antes comandada pelos fundadores e designers Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, deu lugar a um time de profissionais que ajudam a posicionar a marca no mercado brasileiro e internacional. O estudiobola está presente no Brasil em diferentes modelos de negócios: Franquias, Store In Store e Multimarcas. Para o mercado internacional a marca se planeja para chegar com lojas nos EUA e Europa nos próximos anos, além de sua Flagship em São Paulo onde mantém o seu estúdio de criação, um galpão de uma antiga fábrica.
Fabrício Roncca
Paulista que cresceu em Belo Horizonte – MG, onde aprendeu a ver a arquitetura, o folclore e a arte de forma lúdica e intimista. Na infância, frequentava a faculdade de Belas Artes com a sua mãe, época em que naturalmente passou a gostar das formas, do desenho e da pintura. Fabrício é arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Estadual de Londrina e atua, há vinte anos, com projetos de arquitetura, interiores e design de produtos. Em suas obras, como as linhas Dots e Canon, lançadas pela St. James, está a busca pela beleza, sustentabilidade, o equilíbrio dos materiais e a memória afetiva.
Lab.o – Maira Rossi e Karen Felix
O lab.o nasceu em 2022, através da constante busca das arquitetas Maira Rossi e Karen Felix por levar sua assinatura a outras esferas dentro do archi.lab, escritório de arquitetura e interiores, liderado pela dupla desde 2011. Juntas, as arquitetas compartilham a paixão por explorar novas possibilidades no universo do design e o desenvolvimento de projetos que desafiam as soluções óbvias na busca por experiências.
O estúdio atua em curadoria, branding, direção criativa, set styling e design de experiência, além de design de objetos e mobiliário. Exercendo um papel de agente transformador de grandes ideias nos pequenos detalhes, o lab.o atende a versatilidade da vida contemporânea e conecta pessoas aos ambientes em que elas vivem.
Mollde – Victor Leite
Formado em design e pós-graduado em Interiores pela FAAP, Victor Leite deu início a sua trajetória no mundo da decoração em 2010 ao ingressar no Grupo Dpot e Clami. Desde então, ele dedicou sua carreira a orientar indústrias, marcas e profissionais no desenvolvimento de produtos, consolidando-se como designer de produtos e curador de destaque no universo da alta decoração. Atualmente, Victor se dedica a seu escritório – Mollde – onde atua no desenvolvimento de produtos, bem como no reposicionamento de marcas do segmento. Entre as empresas que Victor contribuiu com seus serviços estão o Grupo Arte Nova, CGS, Pollus, Tapetah, Eco Simple, Karams, Essenza entre outras.
Mula Preta – André Gurgel e Felipe Bezerra
Inspirado na canção homônima de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira e um representante legítimo da cultura nordestina, o Estúdio Mula Preta ou, simplesmente, Mula Preta nasceu em 2012 pelas mãos do designer de produtos André Gurgel e do arquiteto Felipe Bezerra.
Ambos de origem potiguar, André e Felipe são reconhecidos pela criatividade, pelo bom humor, pela irreverência e pela constante busca pela inovação, sem perder de vista a originalidade regional, característica que está intrinsecamente conectada ao que eles são e ao que produzem.
Nos últimos 11 anos, a dupla de criativos tem se destacado por sua habilidade em explorar, ao máximo, materiais e fontes de inspiração que resultam em produtos de design de luxo reverenciados e reconhecidos através de premiações como o italiano A’ Design Award & Competition e, mais recentemente, o iF Design Award 2023, no qual o Mula Preta foi laureado com dois prêmios pela criação das mesas Cambito e Garoto.
Pontoeu – Roberta Banqueri
Roberta Banqueri sempre teve o desejo de desenhar. Aventurava-se a rabiscar objetos, rostos, pessoas. Até que, com apenas 15 anos de idade, decidiu cursar Design de Interiores e se apaixonou pela possibilidade de transformar um ambiente vazio, dando-lhe vida. Quatro anos de estudos e a paixão pelo tema foram o trampolim para acrescentar ao currículo a faculdade de Arquitetura e Urbanismo e, posteriormente, a pós-graduação em Arquitetura Hoteleira. A experiência de 20 anos em solucionar funções levou-a, recentemente, a concretizar um sonho: o de atuar no desenvolvimento de produtos. A experiência já resultou em diversos prêmios como o A’ Design Award 2018, na categoria Móveis, Artigos Decorativos e Design de Artigos para Casa do Museu da Casa Brasileira (2014 – 2015 – 2016) e o selo de Prata no Brasil Design Award 2020.
“Pude colocar em prática o trabalhar com a criação de forma solta, sem muitas regras de um cliente específico, desenhar o que quero, quando quero e como quero, realmente ser o que eu acredito”.
Prototype – Felipe Protti
Protti é arquiteto formado no Centro Universitário Belas Artes. Paulistano, é diretor criativo da PROTOTYPE, tanto da marca quanto peças. “Comecei a trabalhar cedo fazendo alguns trabalhos de ilustração e entregas para minha mãe (que tinha um antiquário). No primeiro ano da faculdade fui trabalhar com cenografia e cinema, onde aprendi muito. Fiquei três anos na área e depois fui para arquitetura comercial, montando o escritório em casa na garagem. Foi aí que comecei meu estúdio com 23 anos.”, explica Protti.
As peças são fabricadas no Bunker – a fábrica da Prototype – localizada na Barra Funda em São Paulo, e é nessa produção que o designer agrega de sua experiência em cinema, moda, arte e música. O lifestyle da Prototype é guiado por uma atitude disruptiva e acontece através de um processo minucioso de escolhas de materiais que unem qualidade, durabilidade e conforto.
Rahyja Afrange
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas (SP), Rahyja Afrange tem passagem por escritórios renomados como TEN Arquitectos, Aflalo & Gasperini e Bernardes + Jacobsen. Contudo, o encanto pelo mundo do design, após realizar um curso em Copenhagen, na Dinamarca, fez a profissional apostar na atuação multidisciplinar. Hoje, comanda seu próprio estúdio em São Paulo, com projetos de arquitetura, interiores, mobiliário e objetos de design que prezam pela estética única e atemporal com foco em qualidade e atenção aos detalhes. Explora materiais e técnicas artesanais guiada pela sensibilidade e funcionalidade. Desde 2020, Rahyja divide o tempo entre a produção do estúdio e a direção criativa da Le Lis Casa, marca criada em 2005, como uma extensão de lifestyle da Le Lis.
Salva Design de Mobiliário – Samuca Gerber
Catarinense de nascimento, mas de família gaúcha, Samuca Gerber é o designer residente da Salva. Talento precoce, Samuca começou a desenhar aos 6 anos de idade e aos 17 ingressou no Instituto de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A paixão pelo mobiliário viria a se manifestar poucos anos depois na faculdade de Design de Interiores da ULBRA e ao ingressar no mercado de trabalho, atuando em estúdios gaúchos reconhecidos no segmento. Perfeccionista ao extremo, logo quis ter controle absoluto sobre o produto final de seus layouts. Por isso, mergulhou no universo da marcenaria e passou a realizar os projetos do início ao fim.
Foi esta experiência que o levou à Salva e que hoje pode ser conferida em diversos produtos premiados e inovadores que a marca apresenta ao mercado mundial de decoração premium. Aos 33 anos, Samuca é o responsável pela curadoria criativa da empresa e um dos expoentes da nova geração brasileira de designers de mobiliário.