A linha tênue que separa a arte e o design, sai do papel e dá vida a produtos nas mãos de profissionais que dedicam horas de trabalho e empregam toda sua criatividade no desenvolvimento de itens que transformam nossas vidas, tornando-as mais fáceis e nossas casas mais bonitas. De simples objetos do cotidiano como talheres até o mobiliário mais exuberante; de itens como geladeiras e máquinas de lavar até carros, seja de luxo ou esportivo, o design está em tudo o que se vê. Tudo é pensado de forma a ter um bom uso e a se adequar aos espaços. Assim é o design! Formas pensadas para serem belas e funcionais.
Por isso, nosso Top 10 desta semana, traz dez nomes do design nacional que se destacaram com produtos assinados na última edição da Semana de Design de São Paulo, o DW!, cuja 13º edição aconteceu entre os dias 14 e 24 de março.
Localizado em Brasília (DF), Choque é um jovem e premiado estúdio criativo que acredita não haver fronteiras entre arquitetura, design e gestão estratégica. A integração dessas três áreas é a aposta para resultados inovadores em qualquer modelo de negócio. Formada por uma equipe multidisciplinar liderada pelos sócios Dimitri Lociks, Marília Turíbio e Simone Turíbio, a Choque investe dedicação e muita criatividade em projetos 360 graus, que envolvem marcas, embalagens, produtos, arquitetura comercial, treinamentos e gestão estratégica, em soluções completas de design. Para a Semana de Design, DW!, o escritório levou para a exposição no Lar Center, sob a curadoria de Winnie Bastian, a adega Cacho, uma peça premiada com o iF Gold pela Design Awards em 2021. Vale ressaltar que o iF Design Award e conhecido, popularmente como o “Oscar” do design.
Daniela Ferro
Daniela Ferro graduou-se em design pela Universidade Federal do Paraná, e desde o início de sua carreira, há mais de 20 anos, dedicou-se ao design de mobiliário, e hoje apresenta um portfólio extenso de criações, que compreende todas as tipologias do mobiliário: cadeiras e poltronas em madeira, estofados, móveis para sala de jantar e estar, móveis de área externa. A excelência de seu trabalho criativo é atestada pela participação em importantes certames nacionais e internacionais de design, como a Mostra de Design Museu da Casa Brasileira e o iF Design Award. Daniela foi agraciada com o prêmio Salão Design Casa Brasil, em 2013, na modalidade Indústria. Bebendo na fonte dos designers da Bauhaus e sua estética radicalmente moderna, passando pelos dinamarqueses e pelos grandes mestres brasileiros das décadas de 50 e 60, Daniela transita com desenvoltura e paixão pelo universo do design brasileiro contemporâneo, a cada ano lançando novas e notáveis criações. Daniela apresentou para Fraccino durante o DW! peças com design biofísico, trazendo a forma da natureza nos desenhos em sofás, cadeiras e poltronas.
Emerson Borges
Designer convidado, Emerson é autor da linha Geo, assinada com exclusividade para a dopo studio, marca de design autoral do grupo Gava, e que, mesmo recém-lançada, já é uma linha premiada. Apresentada durante o BOOMSPDESIGN, evento âncora do DW!, duas peças que compõem Geo, sendo elas uma mesa de centro e uma mesa de cabeceira, foram vencedoras do prêmio Gold na categoria “Tables & Desks” no MUSE Design Awards 2023. Emerson é formado em design, pós-graduado em marketing, também já atuou como diretor de criação, consultor comercial e docente, além de assinar para outras marcas, como a Bel Metais, por exemplo. Com designs premiados, sua cadeira Fólio integra o acervo permanente de Design do Museu Oscar Niemeyer. O artista reflete em suas criações a dualidade entre o material e o subjetivo, trazendo memória e usabilidade para móveis com significado. Segundo Emerson, esses objetos são uma forma de expressão íntima, que se adaptam ao dia a dia e à essência de quem os adquire.
Filipe Lima
Filipe Lima, 27 anos, é nascido em Juiz de Fora, MG. Com formação em Design de Interiores, pela PUC MINAS, o profissional trabalha de forma autoral, há mais de sete anos, com móveis e objetos subversivos e de estética marcante. Liderando o escritório Lima Design, busca incessantemente pela inovação voltando o olhar para as origens do ofício mineiro e a homenagem ao mar de morros e cidades da região. No BOOMSPDESIGN, Lima apresentou a Coleção Fundura, inspirada em Ibitipoca, reserva nacional localizada no interior de Minas Gerais.
Gian Castelli
Dono de uma curiosidade aguçada e sempre antenado às novidades do mercado, Gian Castelli, é um dos nomes jovens que desponta no cenário nacional quando o assunto é design de produto. Com especialização em Design Thinking pelo IED – Istituto Europeo di Design –, e com passagem pela Escola Panamericana de Arte e Design, além de especializações em marcenaria e serralheria no lab74, Gian é um amante inveterado quando o assunto é arquitetura e design. Filho de artistas criadores atuantes no design e na moda, Gian traz a arte em seu DNA e, mais que isso, crescer em meio à um universo lúdico e criativo, fez despertar o talento nato, como ele conta: “cresci vendo muitos móveis e cercado por arte em geral. Com os anos, fui me envolvendo com design, arquitetura e comecei a mexer com marcenaria e serralheira por pura curiosidade e necessidade de criar.” Durante a DW! Design Weekend, Gian apresentou três peças de sua coleção. São elas: o banco Fuoco, o banco Pescare e a mesa híbrida – serve como mesa lateral ou banco – Natura Bruta.
Jayme Bernardo
Jayme Bernardo é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1982), e consolidou-se no mercado nacional e internacional com seu traçado contemporâneo em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de interiores. Tendo a exclusividade como premissa, assina de 80 a cem criações por ano. O arquiteto conta com escritório em Curitiba, São Paulo, Santa Catarina e atende clientes em todo o Brasil. Desde 2011 trabalha com a criação e desenvolvimento de peças assinadas e, em 2017, lançou oficialmente a DIEEDRO, sua marca de mobiliário e objetos de decoração. Durante o BOOMSPDESIGN, o profissional apresentou a coleção ALLA PRIMA, que une arte e tecnologia em linhas de móveis que aliam a alta manufatura da madeira e outros materiais nobres a uma visão contemporânea e sem perder a essência artesanal.
Mula Preta – @mulapreta
Inspirado na canção homônima de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira e um representante legítimo da cultura nordestina, o Estúdio Mula Preta ou, simplesmente, Mula Preta nasceu em 2012 pelas mãos do designer de produtos André Gurgel e do arquiteto Felipe Bezerra. Ambos de origem potiguar, André e Felipe são reconhecidos pela criatividade, pelo bom humor, pela irreverência e pela constante busca pela inovação, sem perder de vista a originalidade regional, característica que está intrinsecamente conectada ao que eles são e ao que produzem. Durante o DW! São Paulo 2024, a dupla apresentou, entre outros lançamentos, a caixa de som bluetooth Apito – uma fusão entre cultura e tecnologia, onde a música ganha novos sentidos. Mais do que uma caixa de som, uma peça decorativa com alma brasileira.
Quintino Facci
Com apenas 24 anos, Quintino Facci já é uma figura de destaque no cenário da arquitetura e decoração, com duas empresas sob sua liderança e uma influência digital que ultrapassa 200 mil seguidores. Sua trajetória inclui participações premiadas na CASACOR e um treinamento em liderança na prestigiada Universidade de Harvard. Atualmente, além de seus escritórios em Ribeirão e São Paulo, Facci expande suas fronteiras com a abertura de um novo escritório em Nova York e planos de expansão para a Europa. Ele escolheu o DW! São Paulo Design Weekend para o lançamento de sua mais recente inovação no universo do mobiliário, a Coleção Brandina. A loja Quaker, em São Paulo, recebeu a coleção, marcando mais um capítulo significativo na trajetória do jovem arquiteto que tem despertado atenção no Brasil e no exterior. Brandina, nome inspirado na avó de Facci e na sua rica história com bordados, reflete a fusão da simplicidade e beleza da técnica artesanal com a funcionalidade do design moderno. Incorporando madeira e aço, cada peça da coleção – que inclui banquetas, cadeiras, poltronas, bancos e mesas de apoio – destaca a riqueza cultural e a maestria artesanal brasileira, prometendo não apenas mobiliar, mas também celebrar a identidade e o legado do país.
Rapha Preto
A função que inspira a forma que, por sua vez, cria a arte, se traduz em um estilo peculiar no trabalho deste artista visual e designer, Rapha Preto. Autodidata – afinal, praticamente todo artista já nasce com o dom da criação – Raphael tem a verve daquele menino criado no mar que lhe deu o ‘Preto’ de seu nome artístico, carinhosamente tratado pelos seus devido à tez bastante amorenada pelo sol. Suas obras, carregadas de memórias e experiências, refletem seu tempo atual, mas se fazem atemporais a cada linha ou curva, abstratamente desenhadas. Madeira, latão, aço carbono, aço corten e tantos outros materiais brutos, dão a leveza necessária para se ter a contemporaneidade encontrada em esculturas de mesa, parede e chão. Reflexões sobre o mundo, a natureza, as vivências do cotidiano, o amor, a família e suas tantas lembranças afetivas, permeiam a inquietude de sua mente e inspiram as mais diversas criações. Nascido Raphael Garcia, em 1983 na cidade de Santos, litoral de São Paulo, o artista comanda, desde 2015, o Studio Rapha Preto, um ateliê de design e arte e, para o DW! trouxe os tapetes Coragem e Honestidade, inspirados em duas de suas criações artísticas, assinado com exclusividade para a Decoralle.
Vivian Coser
Arquiteta, urbanista e designer de interiores, Vivian Coser vem construindo sua história de muitas conquistas profissionais. Seu Portfólio acumula mais 550 projetos desenvolvidos nas principais capitais brasileiras, Estados Unidos e alguns países Europeus. Responsável por projetos arquitetônicos, design de interiores, urbanísticos e em loteamentos, suas obras apresentam estilo contemporâneo e minimalista com conceito atemporal, sempre buscando soluções tecnológicas e sustentáveis. A Sette7, sob a curadoria visionária das irmãs Vivian e Erika Coser, convidou a todos para uma jornada estética na loja Sette7, durante o festival de design. Desde sua fundação em 2015, a marca tem se destacado pela fusão entre a autenticidade do artesanato e o vanguardismo da tecnologia, criando peças de design atemporais que dialogam com a tradição e o futuro. As criações da Sette7 são marcadas por uma sinergia única de influências – desde a arte cinética até a majestade arquitetônica de Niemeyer – culminando em um design que celebra a eternidade através de cada peça.