A CASACOR Brasília começou no dia 15 de agosto e vai até o dia 16 de outubro, pela terceira vez consecutiva na Arena BRB Mané Garrincha, um dos símbolos arquitetônicos da cidade. A 32ª edição da mostra apresenta 43 ambientes inspirados no tema da CASACOR 2024: “De presente, o agora”, que propõe um resgate da ancestralidade para o presente e o futuro, convidando à reflexão sobre o legado que queremos deixar para as gerações futuras.
Com a participação de 71 profissionais, a mostra destaca nomes consagrados da arquitetura, do design de interiores e da engenharia civil. Para os apaixonados por essas áreas, listamos 10 profissionais, entre estreantes e veteranos.
Alessandra Oliveira
Formada pela Universidade de Brasília, Alessandra Oliveira é a fundadora da Tudo Arquitetura & Construção, escritório especializado em arquitetura e serviços para a área de saúde. Ao lado de seus colaboradores, Alessandra desenvolve projetos humanizados, detalhando os ambientes e aplicando normas estabelecidas pela Anvisa e pela Vigilância Sanitária.
Na CASACOR Brasília, a profissional estreia com um ambiente inovador e acolhedor: um consultório de cirurgia plástica de 70 m², em homenagem ao Dr. Victor Hugo Cordeiro. Nesse espaço, a arquiteta criou um ambiente harmonioso e convidativo, ideal para reduzir o estresse de consultas e procedimentos médicos. “O consultório de cirurgia plástica não é apenas um espaço funcional, mas um local que reflete a importância do agora, impactando positivamente as experiências dos pacientes”, conclui Alessandra Oliveira.
Alessandra Moussa e Marcelo Netto
Alessandra Moussa é engenheira civil, formada pela Universidade Estadual de Goiás e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Ela atua há 28 anos em projetos residenciais e corporativos.
Marcelo Netto é engenheiro civil, formado pelo Centro Universitário de Brasília. Ele é o responsável pela execução das obras do escritório de Alessandra Moussa.
O ambiente Refúgio Cedro, assinado pelos engenheiros civis para a CASACOR Brasília, é mais do que um espaço decorado; é um tributo emocionante às suas raízes e ao legado familiar. Com 44 m², o projeto carrega a alma e a ancestralidade libanesa dos profissionais, sendo uma homenagem afetuosa ao pai de Alessandra e avô de Marcelo. Este homem, que aos 19 anos deixou o Líbano em busca de paz, encontrou refúgio em novas terras, mas nunca abandonou o amor pela arte e pela cultura de sua terra natal.
Débora Bardales e Juliana Castro
Débora Bardales é arquiteta urbanista formada pelo UNICEUB. Desde que se formou em 2019, ela já acumula prêmios com projetos inspirados, como PIC 2018, Casa das Crianças e Lavabo Volta (CASACOR 2023). A urbanista, fundadora da STUDIO BADÊ, acredita na particularidade de cada espaço habitado.
Juliana Castro é arquiteta e urbanista formada pelo UNICEUB. O escritório que leva o seu nome promove o bem-estar nos ambientes construídos, unindo design moderno à sua origem brasiliense.
As duas profissionais se uniram para assinar o ambiente GALERIA, espaço da 32ª edição da mostra. O projeto tem sua essência focada na simplicidade, com equilíbrio estabelecido no branco, dando espaço às obras expostas em contraste com o concreto do local. Os detalhes em pedras e cascalhos foram pensados para trazer a experiência do transporte ao mirar do rio, juntamente com esculturas que homenageiam a relação humana com a edificação e materiais da natureza.
Glauter Suassuna
Glauter Suassuna é designer de interiores e comanda o escritório Engenho Design e Arquitetura. Atuando na área desde 2001, ele já passou pelos mercados de São Paulo, Brasília e João Pessoa. Iniciando suas atividades no mercado corporativo, hoje é especialista no mercado de arquitetura de luxo residencial e em projetos acessíveis.
Em sua estreia na CASACOR Brasília 2024, Glauter Suassuna apresenta o espaço Olhar de Isadora, inspirado pela jovem cega Isadora, cujo foco principal é a acessibilidade. A musa inspiradora tem 19 anos e perdeu a visão aos 8. Desbravadora e determinada, a jovem foi a inspiração para o profissional desenvolver o projeto de um apartamento de 106 m² totalmente adaptado para as demandas de uma pessoa cega. A experiência estética vai além do deleite visual e envolve também os outros sentidos. “O objetivo foi criar um ambiente sensorial e, principalmente, facilitador, que lembra o quanto estamos longe de ser uma sociedade inclusiva”, explica Glauter.
Jota Pacini
Jota Pacini é designer de interiores e atua há 6 anos na área. Formado pelo IESB, ele também é graduado em Artes Cênicas pela UnB. Destaca-se por realizar projetos com foco criativo e artístico, sem deixar de lado a sofisticação e o conforto, o que lhe confere um nicho exclusivo dentro da área.
Neste ano, Jota Pacini assina o Olhar Tribal, uma ótica inspirada na ancestralidade indígena. Construída em 37 m², o espaço conta com vários elementos naturais e sustentáveis, em meio ao design requintado e exclusivo das armações dos óculos.
Jonanthan Bispo
Jonanthan Bispo é formado em Arquitetura e Urbanismo pela UnB. O arquiteto brasiliense acumula experiências diversas, tendo trabalhado com arquitetura institucional, comercial e residencial. Hoje, ele dedica sua carreira ao mercado corporativo e ao design de escritórios, sendo um dos sócios do escritório BISPO Arquitetura.
Mateus Suzart
Baiano, Mateus Suzart é arquiteto formado pela Universidade de Brasília e pela Hochschule Bremen, na Alemanha. Ele atua em projetos residenciais e comerciais, com foco em arquitetura corporativa. Suzart é sócio do escritório BISPO Arquitetura.
Na 32ª CASACOR Brasília, a dupla Jonanthan Bispo e Mateus Suzart, ao lado de Otávio de Souza, assina o Escritório Espaço Y, projeto da Espaço Y Engenharia. O projeto foi concebido para ser um ambiente de trabalho dinâmico e diferente das tradicionais baias laborais, atendendo às exigências das modalidades de trabalho atuais. Com foco nas interações entre as pessoas, o escritório traz espaços dinâmicos e adaptáveis, que permitem ao usuário escolher a melhor forma para desenvolver suas funções.
Luciana Canalli
Fundadora da ON Arquitetura, Luciana Canalli atua há mais de 10 anos e conta com mais de 500 projetos entregues. Formada pelo UNICEUB, a profissional trabalha principalmente na área de reforma de interiores. Além de desenvolver projetos, Canalli também executa as obras.
O Restaurante CUCAN, presente na mostra CASACOR, é uma ode a Brasília, com elementos em concreto inspirados na arquitetura da cidade, painéis em azulejos que remetem aos inconfundíveis de Athos Bulcão, além dos tradicionais cobogós e pilotis. A cozinha totalmente aberta e incorporada ao ambiente é um dos destaques do projeto da arquiteta Luciana Canalli.