Botas
Reprodução/Unsplash

Sapatos do momento: botas dominam passarelas, festivais e closets das fashionistas

1 Compartilhamentos
1
0
0
0
0

Protagonistas absolutas no inverno, as botas estão cada vez mais dominando as quatro estações. Basta direcionar o olhar atento às passarelas, festivais, clipes do pop e looks das fashionistas para perceber que elas são, de fato, o sapato do momento. E não importa muito o modelo – over knee, tratorada, plataforma, western e por aí vai -, a era paquita voltou para ficar (e podemos provar!)

Com o mercado borbulhando em opções e modelos, dúvidas sobre qual bota investir ou como combinar com peças que já fazem parte do seu guarda-roupa podem surgir. Para ajudar nesta missão e te transformar em uma expert sobre o tema, GLMRM conversou com a stylist Janaína Souza que de cara entrega o segredo para um look de sucesso: “estar confortável”.

Da feira ao baile: onde desfilar minhas botas?

Apesar de terem muita presença e trazerem personalidade à produção, a especialista garante que dá para usá-las em qualquer ambiente. “É claro que existem algumas ocasiões em que o calçado será mais bem-vindo, como festas, baladas e até no dia a dia. Em outros casos, como no trabalho, você precisará compreender o dress code para escolher um modelo”, explica Janaína.

“Em situações mais sociais, você consegue trazer autenticidade usando um calçado que poucos esperavam. O mais importante é checar se o modelo faz sentido com seu estilo e com a imagem que você quer passar”.

Mas é para todo mundo?

“Todo mundo fica bem de bota. Já estamos em 2022 e limitar o uso de algumas peças é um pouco ultrapassado. Apesar deste pensamento, o mercado ainda não está preparado para atender todos. Para quem tem a panturrilha plus, já existem marcas – poucas, mas existem – que atendem esta demanda. Já para quem tem a panturrilha mais fina, usar a bota com uma meia-calça grossa ou estampada pode ajudar”, sugere a stylist, que também é consultora de moda.

Mãos à obra: como combinar botas e looks?

“O modelo over knee é ideal para as estações mais frias, já que percorre todo o comprimento das pernas. É um sapato interessante para alongar a silhueta e combinar com vestidos e saias mais curtas. Para quem quer um look mais autêntico, a sola tratorada, presente em diferentes tipos de bota, como o coturno, pode ser uma pedida mais certa. Por conta do formato, esse tipo de salto proporciona uma bossa rockstar às produções”, indica a stylist.

Super em alta na gringa, as botas coloridas e estampadas já estão desembarcando no mercado nacional. A sugestão é combiná-las com looks mais neutros, deixando todo o foco nos pés. Outro modelo queridinho lá fora, principalmente nos festivais norte-americanos, como o Coachella, é o modelo western, que vai muito bem em produções estilo boho e cowboy.

“Se você quer começar a usar botas, mas não sabe qual modelo escolher, a de cano curto clássica é ideal. Com ela, você pode combinar shorts, saias, calças e até vestidos. Se joga! Já se você é do time dos sapatos com personalidades, a cut out pode ser seu par ideal. Com recortes nas laterais e um solado com presença, ela é a junção perfeita de personalidade, conforto e pés (quase) frescos”, pontua Janaína.

Para fechar: montaria e galochas. A primeira é o modelo mais visto no inverno brasileiro. Normalmente em couro e sem salto, ou com salto baixo, ela vai bem com calças justas, como legging e montaria, para os dias mais frios. A segunda é um hit entre as fashionistas, principalmente depois do último desfile da Chanel. Além de práticas, podem acrescentar um elemento fun ao look.

Você também pode gostar