Gisele Bündchen completa 42 anos de vida nesta quarta-feira (20) cheia de superlativos: a última da era das supermodelos e a mais bem paga do mundo durante 15 anos consecutivos, brasileira de maior visibilidade no exterior e… bilionária, ao menos em reais! De acordo com estimativas, a top das tops tem uma fortuna de US$ 400 milhões (R$ 2,2 bilhões). Detalhe: a de Tom Brady, marido dela, é estimada em US$ 250 milhões (R$ 1,3 bilhão).
Apontada em 2011, pela “Forbes” americana, como a primeira modelo com chances reais de se tornar bilionária também em dólares, Bündchen ainda não chegou lá, mas está quase na metade do caminho e ainda tem tempo e energia de sobras para conquistar o feito, principalmente agora que decidiu suspender sua aposentadoria anunciada em 2015 para voltar ao trabalho, buscando oportunidades até mesmo no streaming e com um livro de receitas fit no forno.
Mas a übermodel, palavra que os alemães inventaram só pra mãe de Vivian Lake e Benjamin Rein, já tem inúmeras conquistas no currículo, e abaixo listamos 5 de suas maiores. Vem saber!
#1 Em 2000, Bündchen assinou aquele que é até hoje o maior contrato entre uma modelo e uma grande marca – no caso, a grife de lingerie americana Victoria’s Secret, que na época vivia seu auge. Por cinco anos de trabalho exclusivo para a VS, ela embolsou US$ 25 milhões (R$ 135,5 milhões), um recorde que até hoje não foi quebrado. Em 2005, o contrato foi renovado por mais dois anos, e depois disso a “Angel” número um simplesmente não quis saber mais da fabricante de calcinhas e afins. Esperta que fala?
#2 Uma das parcerias mais bem sucedidas da carreira de Bündchen ocorreu no início dos anos 2000, com a Dior. A grife, então sob o comando de John Galliano, buscava remodelar sua imagem como uma alternativa mais sexy para as consumidoras de luxo e Gisele, no auge do momento “return of the curves” da moda, era quem melhor simbolizada isso na época. Ela chegou a passar quatro dias sendo fotografada dentro de uma banheira de espuma para uma campanha de verão, sem reclamar. Tamanha dedicação lhe rendeu seis contratos consecutivos com a Dior.
#3 Bündchen também estrelou inúmeras campanhas para a Dolce & Gabbana e em 2006 foi escolhida por Domenico Dolce e Stefano Gabbana para ser o rosto do novo perfume da grife, The One, em um acordo multimilionário. A D&G foi fundamental para a construção da imagem de Gisele entre os italianos e ela ficou tão associada com a marca que até mesmo Giorgio Armani já admitiu que não teria como contratá-la para representar sua label por causa disso.
#4 Também em 2006, Bündchen estrelou um comercial para a linha de computadores da Apple, um tipo de produto raramente anunciado por modelos. No filminho de 30 segundos, que fez enorme sucesso nos Estados Unidos e entrou para a cultura pop do país, ela aparece representando os computadores da empresa criada por Steve Jobs, enquanto um homem vestido como a bela se apresenta como um PC da rival Microsoft.
#5 E, finalmente, em 2014 Bündchen assinou um contrato com a Chanel para estrelar a campanha da linha de maquiagens da grife, a Les Beiges, e também para ser a estrela do novo comercial do perfume Chanel No. 5, o tipo de trabalho que é cobiçado não somente por modelos mas também por várias atrizes de Hollywood. O filminho de 58 segundos com a brasileira custou US$ 20 milhões (R$ 108,4 milhões) para ser produzido, parte dos quais eram relativos ao cachê dela.