Recriando capas de revista, Raíssa Campos questiona democratização da moda

Reprodução/Instagram

Diretamente de Mesquita, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, Raíssa Campos é a influenciadora digital que todo mundo deveria conhecer (e seguir!). Aos 24 anos e formada em Design de Moda, é mais conhecida como itBaixada – trocadilho esperto que criou com o termo “itGirl”, utilizado para falar de meninas, em sua maioria ricas, que criam tendências e chamam atenção por seu estilo. Em suas redes sociais, uma série de postagens recriando capas de revistas de moda chama atenção. Questionando a ocupação desses espaços por pessoas pretas ou gordas, cada capa foi escolhida a dedo para reprodução.

“Todas tinham algum significado para mim. As três primeiras foram as que mais se aproximaram de uma crítica porque foram as primeiras capas da Vogue América, UK e Brasil com uma mulher negra e elas estavam bem esbranquiçadas e com o cabelo alisado. Então, fiz questão de reproduzi-las com meu cabelo natural. Já as outras tiveram o objetivo de homenagear personalidades e fiz: Rihanna, Lizzo e Ju Romano, que trouxe uma questão mais pessoal. Foi a primeira vez que vi uma mulher gorda na capa de uma revista de moda de grande circulação”, explica Raíssa em entrevista ao GLMRM.

Entre dicas de styling e truques de maquiagem, a influencer se destaca por suas postagens com conteúdo ainda muito restritos à grande massa, como história da moda, da alta-costura e das marcas de luxo. “Sinto que meu trabalho é continuar compartilhando assuntos que já me interessavam só que, agora, com um grupo maior de pessoas, tornando todo esse conhecimento mais acessível”, conta Raíssa. No papo, que você confere a seguir, a designer fala sobre sua infância, referências e a beleza que vem por meio da confiança. Confira!

Reprodução/Instagram

Presença online

“Beleza tem mais a ver com confiança do que com aparência”

Raíssa Campos
Sair da versão mobile