Gaúcho de nascimento, Ricardo Sander, Diretor de Estilo e Marketing da DLZ está há 30 anos na indústria da moda, boa parte transitando entre SC e PR.
Com estética apurada, olhar fotográfico e excelente conhecimento têxtil na construção de tecidos foi no início de sua carreia ao ganhar Dois Prêmios de Moda como Jovem Talento que o incentivaram, na época, a seguir o caminho da moda.
Ricardo é formado em Psicologia, sempre manteve o olhar voltado para o comportamento humano. Observar as pessoas, entender hábitos e que culturas levam a comportamentos é a melhor escola de estilo.
GLMRM bateu um papo sobre Ricardo, sua perspectiva sobre a moda masculina e o processo criativo por trás das coleções da marca.
Como é o seu processo criativo? O que acontece desde a idealização de um produto até ele chegar nas prateleiras?
Como Diretor Criativo de uma indústria de moda, é necessário administrar entre os conceitos e a capacidade produtiva da empresa. Antes de todo processo criativo, faço uma análise de novos comportamentos de consumo de mercado. Observando as novas tendências de consumo, inicia uma seleção de matérias primas que passam a ganhar cores e texturas, conforme aplicação de usabilidade. A partir de discussões com a área comercial e marketing, formatamos em conjunto, o mix de produto a ser lançado. Os shapes vão se definindo no decorrer das pilotagens e aprovações, no masculino presta-se muita atenção na construção e acabamento. Tomamos muito cuidado com as modelagens, pois conforto no masculino é um fator determinante para fidelizar a marca.
Como você enxerga o lifestyle do homem DLZ?
A marca tem um DNA minimalista, e uma composição de produtos que permitem jogos de looks. Esta série de combinações deixam o homem seguro e a vontade, para ter certeza que ele está bem vestido para todas as ocasiões.
Encontraremos DLZ em diferentes momentos, desde o escritório até o sunset, do home office ao happy hour com os amigos, do aeroporto até a reunião de negócios, de buscar os filhos na escola até o jantar em família.
Como foi a concepção dessa coleção em específico?
A coleção Inverno 24, surgiu de um café em Londres em Knightsbridge. Observando um fim de tarde dos executivos.
Os looks urbanos traziam a descontração de homens modernos em um bate papo após o expediente. A partir dessa imagem, surgiram algumas anotações que traduzem o mood atual da coleção.
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