Q&A com Helena Silvarolli

 

Reprodução Instagram @lesilvarolli

Helena Silvarolli sempre esteve imersa no universo da moda, um amor que herdou de sua família e transformou em carreira. Formada em Publicidade e Propaganda pela FAAP, Helena construiu uma trajetória de sucesso no ambiente digital, onde compartilha com seus seguidores dicas sobre moda, beleza, decoração e lifestyle. Além de influenciadora, Lê, como é conhecida, já representou grandes marcas nacionais e internacionais e lançou colaborações criativas.

GLMRM conversou com Helena sobre sua jornada e as formas como tem se reinventado no mundo digital.

Como você começou a sua jornada como influenciadora digital? Desde o início, você já sabia que queria seguir esse caminho ou foi algo que aconteceu naturalmente?

Sempre tive raízes na moda por conta da minha família, e justamente por esse motivo já tinha me colocado no papel de acompanhar os negócios que tínhamos. No paralelo, há uns anos atrás, eu era a pessoa que literalmente não usava redes sociais. No início do Instagram, por exemplo, eu usava o perfil da minha mãe para acompanhar as novidades, porque não tinha interesse em algo só para mim. Foi com a insistência das minhas amigas que criei meu próprio perfil e de maneira muito orgânica as coisas foram acontecendo: comecei a compartilhar minha rotina, dicas, tendências de moda e beleza, e fui aos poucos construindo uma base sólida de seguidores que me acompanham até hoje. Faz 5 anos que estou nessa jornada e todo dia é um aprendizado.

O que despertou seu interesse em trabalhar com a internet e compartilhar sua vida e estilo nas redes sociais?

Amo poder falar e compartilhar experiências sobre viagens, gastronomia, moda, beleza e todos os assuntos que me interessam. Quando encontrei nas redes sociais uma oportunidade de afetar positivamente um público por conta desse conteúdo, foi como achar o meu lugar. As coisas aconteceram muito naturalmente, não tive o dia que acordei pensando em ser influenciadora, mas sou muito grata pela vida ter me direcionado para esse caminho.

Quais foram os desafios que você enfrentou ao longo de sua trajetória?

Acho que o maior desafio não só para mim, mas para todos que trabalham nesse ramo, é entender o momento de “desligar”. Não é um trabalho com horário de entrada e horário de saída, então todo momento a gente pode ficar se cobrando sobre criar mais conteúdo, pesquisar uma tendência, gravar, fotografar, enfim. Se você não organiza sua agenda com compromisso, você não para nunca! Isso porque, além de tudo, é um trabalho que não tem férias — e muitas vezes a viagem que parece férias acaba sendo relacionada a trabalho também!

Reprodução Instagram @lesilvarolli

Qual o momento você considera um marco na sua carreira?

Tiveram vários momentos marcantes nessa trajetória, mas alguns que guardo com carinho são meu primeiro acordo publicitário, quando eu nem entendia muito bem como negociar porque era tudo novo e percebi que o que eu estava fazendo estava gerando frutos; e outra memória inesquecível foi trabalhar com a MiuMiu, que representou minha primeira relação com uma marca internacional e me fez perceber que meu esforço também estava sendo notado fora do país. Na época, selecionaram algumas poucas brasileiras para representarem a marca em uma ação, e eu fui uma delas!

Na sua opinião, qual o impacto das influenciadoras digitais na sociedade atual? Como você enxerga o papel de influência que você exerce na vida das pessoas?

Como é através dos influenciadores que boa parte dos assuntos aparecem na internet, esse nome vem com uma responsabilidade. As pessoas precisam entender que não podem falar ou compartilhar o que quiserem, porque a palavra “influência” é justamente sobre impactar na vida dos outros. Dessa forma, divulgar conteúdo negativo ou nocivo, mesmo que no próprio perfil pode fazer mal para muita gente. Com cuidado e atenção para o conteúdo e o discurso, os influenciadores digitais têm a força para construir uma realidade mais leve e alegre para os seguidores.

Como você definiria seu estilo pessoal? Quais são as peças ou tendências que você considera indispensáveis no seu guarda-roupa?

Meu estilo é muito clássico, mas tem um toque de modernidade. Eu amo cores ao mesmo tempo que não dispenso um black & white, por exemplo. Diria que sou versátil no guarda-roupa, porque, dependendo do dia, quero ser despojada, elegante, sexy ou tradicional. O que não pode faltar no armário são peças-chave que vão bem em qualquer ocasião, como uma calça jeans e uma camisa branca, mas o indispensável mesmo é ter opções de bolsas para o dia a dia. São elas que dão aquele up no look e fazem qualquer composição ganhar mais vida.

Reprodução Instagram @lesilvarolli

Qual o seu maior segredo de beleza? Existe algum produto ou ritual que faz parte da sua rotina diária e que você não abre mão?

Eu não sou a maior referência de skincare do mundo porque acabo fazendo muito o básico que funciona para mim, mas algo que não abro mão jamais é de usar protetor solar. A diferença que causa no aspecto da pele com o uso diário é bizarra! Você consegue perceber até na textura o quão importante é ter esse filtro solar na rotina. Nas makes, o que eu mais amo é de longe o delineado de gatinho, que me acompanhou em praticamente todas as fases da minha vida e sinto que valoriza muito o olhar e completa looks dos mais românticos até ou mais poderosos.

Quais as suas maiores inspirações para criar seus looks e produzir conteúdo para suas redes? Existe alguma figura ou tendência que te influencia mais?

Sou completamente fã da minha mãe e das minhas avós desde muito nova. Meus primeiros “looks do dia” foram brincando com o guarda-roupa da minha mãe, por exemplo. E, por conta dessa relação, elas acabaram se tornando minhas maiores referências em elegância e beleza, em todos os aspectos. Até hoje, inclusive, eu acabo pegando uma peça ou outra emprestada delas!

Como costuma ser um dia típico na sua rotina? Você tem algum hábito ou ritual que faz parte do seu cotidiano e ajuda a manter o equilíbrio?

A rotina de uma influenciadora é meio imprevisível, mas nos dias mais controlados, gosto de acordar, tomar um belo café da manhã e já fazer a beleza para o dia. Ainda de manhã já gosto de adiantar o máximo possível do trabalho, responder e-mails, alinhar novos acordos, reuniões. Depois de uma paradinha para o almoço, deixo a tarde para gravações e fotos para produzir o conteúdo dos próximos dias. Organização é tudo! O fim do dia, caso não tenha algum evento, fica reservado para jantar com amigos ou família. É meu momento de encerrar as atividades do trabalho e aproveitar meu próprio tempo.

Reprodução Instagram @lesilvarolli

Das viagens que já fez, qual foi a mais inesquecível para você, e por quê?

Como toda certeza, Tanzânia! Era meu sonho ir para a África, foi surreal. A experiência do lugar foi diferente de todos os que já tinha visitado e de uma beleza natural que nunca havia presenciado.

Existe algum hobby ou paixão que você tem e que te ajuda a relaxar?

Para mim, a melhor forma de relaxar é viajando. Como a rotina do trabalho compromete boa parte do dia, estar em outro lugar, conhecendo uma outra cultura e visitando novos restaurantes e museus, por exemplo, faz toda a diferença. É a oportunidade que encontro de me divertir e principalmente de me desconectar, mesmo que só um pouquinho!

Como você lida com a pressão de estar constantemente nas redes sociais e manter uma presença ativa? Existe algum momento em que você sente necessidade de desconectar?

Principalmente no começo, foi bem difícil entender que em algum momento eu precisava descansar. Outra coisa que sempre reforço muito é que apenas a vida do influenciador é pública, as pessoas que estão ao redor dela não necessariamente precisam se expor da mesma forma. Por esses dois motivos, entendi que existem momentos que tudo bem desligar, nem tudo precisa ser registrado. Todos os dias eu tento me fornecer um momento off para estar comigo mesma e com as pessoas que amo e, nas oportunidades, acabo aproveitando para registrar algumas coisas só para ter de lembrança, sem necessariamente compartilhar nas redes.

Reprodução Instagram @lesilvarolli

Como é a sua relação com os seus seguidores?

Não poderia ser mais feliz com a comunidade que criei no meu perfil. Claro, ninguém pode dizer que nunca sofreu hate quando se trabalha nesse meio, mas tenho pessoas que me acompanham que compartilham muito da minha energia, sempre alegres, positivos e animados, e por conta deles a negatividade desaparece. Troco muita experiência com eles, seja no através dos comentários ou por mensagem mesmo! Sempre separo um momento do meu dia para responder o pessoal e estar presente na rotina deles.

Como você enxerga o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho como influenciadora, onde grande parte da sua vida está exposta ao público?

Aprendi que existem momentos que, por mais maravilhosos que sejam, devem ser aproveitados na privacidade. Nem tudo precisa ser compartilhado! É importante reservar momentos do dia para fazer conteúdo, mas também entender que a vida precisa ser vivida. Eu amo compartilhar minha rotina com meus seguidores, mas também tenho minha privacidade e a privacidade de todos ao meu redor para respeitar.

Quais são seus planos e objetivos para o futuro? Tem algum projeto especial ou sonho que você ainda quer realizar?

Estou totalmente focada no meu trabalho e na minha carreira. Quero alcançar ainda mais pessoas para levar aquele momento de respiro no meio da rotina e ser inspiração para fazer da vida de cada um, ainda que aos poucos, algo mais leve e feliz. Esse ano tive a realização do sonho de fazer uma capa de revista, e foi só o primeiro passo de várias conquistas que o futuro está preparando.

 

 

Sair da versão mobile