Ana Rozenblit é uma arquiteta com uma trajetória consolidada no design de interiores, destacando-se pela sua capacidade de traduzir a essência de cada cliente em projetos que equilibram sofisticação e funcionalidade. Com um portfólio diversificado, a arquiteta já assinou projetos para Camila Farani, Mônica Salgado e Dony de Nuccio. Formada em Arquitetura, Administração e Marketing, Ana combina sua expertise técnica com uma visão estratégica para conduzir o escritório Spaço Interior.
Em um bate-papo com GLMRM, ela compartilha um pouco sobre sua abordagem de trabalho e os desafios de criar ambientes personalizados para um público exigente.
Ana, você já trabalhou com figuras públicas e influentes no design de interiores. Como é o processo de entender e traduzir o estilo pessoal e a essência dessas personalidades para os projetos? Existe alguma inspiração ou desafio específico ao trabalhar com clientes desse perfil?
É um trabalho que exige muita escuta e sensibilidade. Cada cliente tem um universo particular, e a chave é captar isso sem que o espaço perca funcionalidade ou conforto. O que faço é mergulhar nas referências e no estilo de cada um, captando o que realmente representa sua identidade. O maior desafio é equilibrar esse desejo de personalização com um resultado que seja prático, acolhedor e capaz de acompanhar as mudanças na vida deles.
Sua formação inclui Arquitetura, Administração e Marketing. Como essas áreas se conectam no seu trabalho e ajudam na sua forma de se comunicar e gerir o escritório?
Essa combinação é a base de tudo. A administração me ajuda a estruturar o escritório para que todos os processos sejam bem pensados e eficientes, garantindo uma experiência positiva para o cliente. O marketing é o que conecta nossa marca ao público, reforça nossa identidade e traz essa proximidade que é essencial para mim. E a arquitetura, claro, é onde tudo se concretiza. É gratificante ver como essas áreas me permitem conduzir o Spaço Interior com um olhar estratégico, mas sempre com um foco no cliente e no design.
Você lida com clientes que têm um estilo marcante e um alto nível de exigência. Como o seu escritório integra a personalização e a automação nos projetos para atender a esse perfil?
Personalização e tecnologia andam de mãos dadas nos nossos projetos. As pessoas querem soluções que facilitem o dia a dia e tragam mais comodidade, então a automação é algo que oferecemos frequentemente. Integramos controle de luz, som e temperatura, por exemplo, tudo acessível pelo celular. Mas a personalização vai além disso – ela vem do entendimento do estilo de vida do cliente e de seus gostos específicos, garantindo que cada detalhe faça sentido para ele.
Que mudanças você observa nas demandas dos clientes? Quais tendências acredita que estão aqui para ficar?
Hoje, vejo uma busca por espaços que promovam bem-estar, sustentabilidade e que tragam um refúgio do dia a dia. Isso inclui o uso de materiais naturais, automação para facilitar a vida e um design que proporcione conforto visual e funcional. Acho que essa tendência de criar ambientes acolhedores e que respeitem o meio ambiente veio para ficar, pois ela responde a uma necessidade real e crescente.
O que você acredita que diferencia um projeto de sucesso de outros no mercado? Existe alguma filosofia que considera essencial para criar espaços que sejam belos e funcionais?
Para mim, a essência de um projeto de sucesso está em refletir a identidade do cliente em cada detalhe, criando algo único e acolhedor. A estética, claro, é fundamental, mas o que torna um espaço especial é a sensação de que ele “pertence” ao cliente. Cada projeto que faço é pensado para traduzir a personalidade de quem vai viver ali, com a funcionalidade que torna a rotina mais prática e o aconchego que transforma o ambiente em um lar.