Depois de apresentar sua deliciosa culinária e encantar muitos parisienses fiéis em seu restaurante Tempero, a chef carismática Alessandra Montagne abriu o Nosso em 2021, bem ao lado da Station F, o maior campus de start-up no mundo, no 13º arrondissement de Paris.
Localizado no térreo de um dos novos edifícios reluzentes do novo bairro Bibliothèque François-Mitterrand, o Nosso possui janelas amplas, cozinha aberta, duas salas claras com teto alto e até um belo terraço florido em uma área para pedestres, para os dias bonitos.
Acima de tudo, o Nosso é uma verdadeira joia em uma área que ainda tem poucas opções. Um lugar que reflete sua chef, que busca valorizar o aspecto humano em todos os níveis: clientes, produtores e membros da equipe. Uma filosofia notável que transparece desde a recepção até o prato.
A culinária de Alessandra Montagne é marcada por sabores marcantes e mais sutis do que parecem. Comprometida com a culinária sustentável, a chef cria pratos sazonais e locais em 95% – os 5% restantes vêm de seu Brasil natal, onde ela adquire produtos de forma responsável de uma pequena produtora que paga um preço justo. O cardápio muda constantemente de acordo com os produtos disponíveis e sua inspiração.
O menu degustação está à altura. O primeiro aperitivo, um pão de queijo com caviar e caviar, é notável e desperta o paladar. Seguem-se coxinhas temperadas com maionese apimentada, brócolis e alho-poró, um excelente caldo de feijão, além de uma deliciosa lagosta grelhada com abobrinha e castanha de caju.
Em poucos pratos, Alessandra Montagne demonstra, sem esforço, que a culinária não precisa de excessos ou sofisticação para tocar o coração. Muito pelo contrário. Uma culinária emocional, clara e radiante, é a que conquista mais do que qualquer discurso.
E se você tiver a sorte de visitar durante um dia de feijoada, não hesite, Alessandra Montagne a domina como ninguém!