Quem acredita que o mundo fashion se resume a Paris, Milão, Londres e Nova York está muito enganado. A Semana de Moda da Colômbia, uma das principais na América Latina, não só deu um show de looks fabulosos e novas tendências, mas também alavancou a economia de Medelín. O evento, que aconteceu de 25 a 27 de julho, movimentou em torno de US$ 13.4 milhões (cerca de R$ 63 milhões) na economia da cidade colombiana.
Mais de 55 mil pessoas montaram seu look para o Colombiamoda + Colombiatex 2023 e ficaram frente a frente com mais de 100 marcas, 450 expositores e 20 passarelas.
A variedade de propostas chamou a atenção, do design mais clássico e atemporal a ideias vanguardistas, urbanas e divertidas. A grande questão é enxergar a moda não só pela estética, mas como uma forma de mobilização cultural, transformação social e desenvolvimento econômico sustentável.
GLMRM de olho nos principais desfiles
Quem deu início aos desfiles foi Maria Elena Villamil, com desfile de abertura apresentando a coleção de primavera-verão 2024 ‘Limites Indefinidos’. A colombiana, que começou sua trajetória aos 16 anos, aposta nos elementos da natureza, em uma paleta de cores voltadas para o branco, azul e verde. A passarela inaugural também celebrou os 35 anos do Inexmoda, instituto que nasceu com objetivo de promover a moda colombiana no mundo.
Diego Guarnizo, um dos nomes mais aguardados, representou uma das regiões mais importantes do mundo, “Amazonas”. Além de moda, a coleção alertou para o compromisso do ser humano com o meio ambiente, além de apoiar a indústria da moda nacional.
Por outro lado, em pegada street, a True chegou com tudo em seu segundo ano no evento, com a coleção “Unity” em passarela montada na famosa ponte ‘4 Sur’, um dos cartões postais de Medelín.
Para celebrar os 100 anos da Disney no país colombiano, ‘La Casa del Ratón’ também fez jus à semana de moda. Lançou colaborações com marcas colombianas, como Studio F, Koaj, ELA e Totto, justamente para manter o legado de Walt Disney através das gerações.
O gran finale ficou nas mãos de Undergold, que escolheu o aeroporto Olaya Herrera como epicentro da passarela de encerramento da semana de moda. Com um estilo totalmente urbano, a marca se consolidou como uma das favoritas do público do evento nos últimos anos.
9 curiosidades e linha do tempo para conhecer a história da moda na Colômbia
1 – 1988: Nascia a Inexmoda a fim de promover a moda nacional no país.
2 – 1989: Nascia a Colombiatex, com cerca de 5 mil pessoas assistindo a primeira edição.
3 – 1990: O ano seguinte marcou o início da Colombiamoda, onde foram apresentadas coleções de estilistas e fabricantes de roupas casuais e esportivas, além de moda de interiores, banho e produtos têxteis para a casa.
4 – 1999: Apesar da crise social, a Inexmoda convidou o dominicano Oscar de la Renta para a Colombiamoda.
5 – 2000: Colombiamoda e Colombiatex colocaram um catálogo virtual para os clientes. Além disso, pela primeira vez o público pode acompanhar os desfiles pela internet.
6 – 2011: A produção colombiana se fortaleceu após a criação do Demin Review, espaço dedicado ao jeans.
7 – 2012: A Inexmoda apostou em novos talentos e criou o El Cubo.
8 – 2020: Pela primeira vez o evento aconteceu 100% de maneira digital devido à pandemia do coronavírus.
9 – 2022: Recorde de público absoluto na Semana de Moda da Colômbia: foram mais de 50 mil pessoas nos três dias de feira e desfiles. Destaque para a passarela da marca Maluma x GEF.