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Fendi - Runway
A passarela da Fendi. Foto: Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images

Nesta segunda-feira, acontecem as últimas apresentações da Semana de Moda Masculina de Milão, que teve início na sexta-feira (14). Com muitos desfiles presenciais cancelados por conta da nova onda de coronavírus que se espalha pela Europa e pelo mundo, a fashion week manteve o formato híbrido. Entre as casas que optaram por levar suas criações às passarelas presencias, estão Fendi, Prada, Zegna e Dolce & Gabbana.

Nos últimos dias, o melhor da moda masculina foi apresentado pelas mais consagradas labels italianas. A edição, que marca o lançamento das coleções de outono-inverno 2023, contou – é claro – com muitos símbolos da tradicional alfaiataria do país. As cores neutras (bege, marrom, off-white, preto e marinho), os looks monocromáticos – ou ton sur ton – e caimentos cada vez mais funcionais foram as apostas de Prada, Fendi e Alyx, marca de streetwear que alçou Matthew Williams, atual diretor criativo da Givenchy, ao sucesso. O destaque vai para o bordô, cor nova na paleta de cores do guarda-roupa masculino e que promete atualizá-lo.

Se por um lado, a sobriedade foi exaltada por uns, a psicodelia e a extravaganza foi o assunto da vez na passarela da Dolce & Gabbana. Domenico e Stefano investiram nos estilos new age e punk. Nas modelagens nada tradicionais, a dupla reconfigurou proporções, apostando no oversized e nos ombros mega estruturados. O androginismo sexy, sem marcações de gênero, chamou atenção ao lado das estampas, que pareciam celebrar a arte de rua.

Entre todas as apresentações, das marcas mais consagradas às iniciantes, o que se pode perceber é que os códigos de vestimenta masculina estão se tornando cada vez mais genderless. Os blazers, por exemplo, que já estão mais do que inseridos no guarda-roupa feminino, podem virar facilmente item de desejo das fashionistas. Os acessórios vistos nas passarelas e nos fashion films, como bolsas de mão, brincos, colares e pulseiras, também entregam que a estética sem gênero não é só tendência, mas o futuro da moda.

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