Martha Medeiros: Campanha de sustentabilidade e compromisso social

A grife traduz em manifesto com quatro episódios seu compromisso com a moda nacional, meio ambiente e sociedade

A grife alagoana Martha Medeiros inaugura 2024 com o lançamento de uma campanha institucional exclusiva, com objetivo de contar sua história e apresentar seu propósito ambiental e social presente em toda a sua cadeia produtiva. O manifesto, que contará com quatro episódios, foi criado para transmitir o pilar de sustentabilidade da grife, fomentando seu comprometimento com a sociedade e o meio ambiente que existe desde a sua fundação.

A narrativa do vídeo foi criada a partir da essência nordestina da label, que é referência em rendas, para tratar sobre conteúdos como a valorização da moda nacional, o uso das matérias-primas brasileiras e a celebração do trabalho das rendeiras alagoanas.

“Queremos mostrar o cuidado que há em todo o processo de produção de nossas peças. Trabalhamos com insumos brasileiros sustentáveis, materiais de origem nobre, alta qualidade e extremamente macios. Também é importante frisar a responsabilidade que temos com as mãos que realizam o processo artesanal e transformam as matérias-primas em arte, nossas rendeiras. Elas trazem em sua história toda a cultura brasileira necessária às coleções, e, com atenção aos detalhes, são o coração do processo.”, ressalta Gabriela Medeiros, diretora criativa da label.

A divisão em quatro vídeos permite a visualização detalhada de cada passo desenvolvido pela marca na produção de suas coleções, bem como a importância de cada um desses processos. No primeiro episódio lançado, o foco é nos campos de algodão, destacando sua produção e colheita. Desde antes da extração da matéria-prima, o manifesto ressalta as técnicas ESG utilizadas nas plantações, bem como o olhar atento, toque leve e cuidado dos agricultores no momento de colher o material. Um grande exemplo é a produção de sua última coleção, a Algodão do Brasil, que traz linha produzida 100% com algodão sustentável colhido no Piauí.

As artesãs alagoanas, responsáveis pelo trabalho manual de produção da renda da grife, são a essência do segundo episódio. A paciência, sabedoria e experiência das rendeiras são traduzidas em um trabalho com uma finalização minuciosa das peças. A celebração do trabalho dessas mulheres vai além da moda e traz também o desenvolvimento econômico delas, que é fomentado pelo trabalho com a grife, em um cuidado e aprendizado que passa por gerações.

Já o terceiro capítulo traz a essência e glamour de seus desfiles, que têm como objetivo valorizar a cultura brasileira. A força de cada detalhe misturada às técnicas e cores das produções, transmitem o real valor do país e o orgulho de fazer parte dessa história.

“O luxo percebido nas passarelas, contado de uma forma justa e coletiva, é a soma de muitas etapas. Os movimentos no andar, as paradas no final do caminho, tudo tem um significado profundo – que diz muito sobre nossa história e processo produtivo.”, finaliza Gabriela.

A finalização da campanha conta com um quarto episódio que aborda a narrativa com o propósito da marca e seu comprometimento com a natureza e todos que fazem parte da construção dessa história. Com produção da artista e Diretora Criativa Audiovisual, Renata Sauda, toda a campanha será publicada nos canais online da marca.

 

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