Com um olhar acurado pela convivência intrínseca com as artes, Marcelo Felmanas é referência na curadoria de decoração.
Quando nasceu, Marcelo Felmanas já tinha impressa a arte em seu DNA. Filho de galeristas, ele cresceu rodeado por obras de Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Djanira e tantos outros. Como formação, escolheu a Administração de Empresas, mas a paixão pelas artes e seu trabalho na galeria da família o levaram a se dedicar aos cursos livres de História das Antiguidades e Mobiliário na Sotheby’s de Nova Iorque e Paris.
Certa vez, ao ser convidado para organizar leilões beneficentes para o Fundo Social do Estado de São Paulo, Felmanas estabeleceu uma parceria com a FABERGÉ, joalheria famosa pelos Ovos Fabergé, criados por Peter Carl Fabergé para o czar russo Alexandre III no final do século 19. As obras, selecionadas por Marcelo, faziam parte de uma nova edição com tiragem limitada, produzida em cristal e porcelana pintada à mão e inspirada nas criações antigas do famoso joalheiro.
As peças despertaram o interesse de lojistas de todo o Brasil, o que levou a família Felmanas a abrir uma loja na Al. Gabriel Monteiro Silva, referência no design e decoração. Além dos produtos Fabergé, o espaço também abrigava mobiliário antigo, linhas inspiradas na Companhia das Índias, entre outros produtos. Devido à grande demanda dos lojistas, a família optou por trabalhar exclusivamente no atacado, construindo uma relação com as principais lojas e profissionais do país. Dessa forma, surgiu a 6F Decorações, da qual faziam parte, além de Marcelo, seus pais e suas três irmãs. Atualmente, apenas Marcelo segue à frente da empresa.
No mercado há quase 30 anos, a 6F Decorações é uma referência em móveis, porcelanas, cerâmicas e objetos únicos, que são garimpados por Marcelo em suas expedições de curadoria ao redor do mundo.
Casado há 25 anos com Karla Marques Felmanas, vice-presidente da farmacêutica CIMED, Marcelo está sempre com as malas prontas e atento às principais tendências mundiais de design e decoração. Ele viaja de forma recorrente para cidades que inspiram e respiram as artes, como Milão, Firenze, Roma e Paris, além de explorar mercados que se tornaram proeminentes fornecedores de objetos decorativos nas últimas décadas, como China, Índia, Turquia, Marrocos e Marrakesh. Na lista de destinos, ainda estão cidades litorâneas como St. Barths e Miami, onde ele acompanha de perto eventos como o Art Basel. Outras referências na curadoria de objetos vêm de mercados que Felmanas adora visitar, como Tailândia, Camboja, Vietnã, Singapura e Japão.
Além disso, a marca aposta na criação de coleções desenvolvidas com exclusividade por designers de destaque do cenário nacional.
Atualmente, a 6F também representa, com exclusividade, três das manufaturas mais tradicionais de porcelana do mundo: a Ginori 1735, a mais antiga manufatura de porcelana italiana, a Raynaud Limoges, uma das mais prestigiadas marcas de mesa posta francesa, e a Rosenthal, empresa alemã com mais de 140 anos de história, que produz para marcas icônicas como Swarovski® e VERSACE Home. Recentemente, a Aquazzura Home, braço de decoração e design da Aquazzura, considerada uma das mais inovadoras grifes de sapatos de luxo do mercado mundial, passou a fazer parte, também com exclusividade, do portfólio da importadora.
No mix de produtos da 6F Decorações, que conta com mais de 2.500 peças, também há porcelanas chinesas (vasos, abajures, potes, centros de mesa e outros), artigos de couro (poltronas e sofás) e móveis complementares e objetos trazidos para o país sob a curadoria de Felmanas.
De acordo com o empresário, assim como na arte, a escolha por peças de design tem relação com aquilo que toca e emociona. “Por isso, nossa curadoria é pensada justamente para fazer a diferença”, diz. “Em nosso showroom, há peças assinadas por grandes nomes do universo da arquitetura e do design que podem ser usadas para dar o toque de personalidade à decoração”, conclui.
As coleções da 6F Decorações são utilizadas em projetos de diversos arquitetos e designers de interiores, além de serem destaques nas principais mostras e publicações de decoração nacionais e internacionais, ressaltando assim sua força no mercado.