Lista GLMRM: 10 mulheres da moda que são visionárias e impulsionam a indústria a novos patamares

Na Lista GLMRM dessa semana destacamos o talento e a originalidade de dez mulheres da moda que estão brilhando e conquistando o mercado nacional. Com ideias criativas e inovadoras, essas empreendedoras estão deixando suas marcas, redefinindo conceitos e inspirando tendências.

Conheça os nomes, rostos e os trabalhos dessas visionárias que impulsionam a indústria da moda a alcançar novos patamares:

1. Andrea Bogosian

Foto: Divulgação

De origem armênia-brasileira, a estilista Andrea Bogosian se destaca no mercado de moda como empreendedora digital. Com sua marca homônima, abriu a primeira loja em São Paulo em 2008 e expandiu para uma flagship store em 2016. Em 2020, transformou seu site pessoal em um e-commerce internacional, ganhando reconhecimento como uma das principais empresárias no segmento digital. Sua marca é conhecida por peças exclusivas de estilo autêntico, e em suas coleções há peças com vendas revertidas para apoiar projetos sociais.

2. Catharina Tamborindeguy

Foto: Camila Svenson/PODER

A trajetória de Catharina Tamborindeguy reflete sua paixão pela moda, consciência social e desejo de conectar diferentes culturas e tendências. Sua presença e envolvimento na indústria da moda a tornam uma figura inspiradora e influente, tanto no Brasil como no cenário internacional. Cidadã do mundo, já morou em Londres por 6 anos, onde se graduou em relações internacionais e cofundou a Éditeur, plataforma de catalogação de roupas online. Também é engajada em causas sociais, participou de programas de inclusão social em Uganda, na África, e viajou os cinco continentes em busca de explorar novos povos e tendências. Atualmente, mora em São Paulo e está à frente da Pinga, multimarca entusiasta em descobrir e promover marcas e designers emergentes.

3. Cris Barros

Foto: Divulgação

Cris Barros, estilista nascida em São Paulo, construiu uma carreira de sucesso na moda. É formada em Desenho de Moda e se especializou em Milão. Sua marca homônima, fundada em 2002 após trabalhar na Zoomp, é reconhecida por suas criações contemporâneas, qualidade nos detalhes e um storytelling diferenciado, criando uma imagem única. Além de seu sucesso na indústria da moda, Cris Barros também tem um forte compromisso com o engajamento social e sustentável. Há mais de seis anos, a marca apoia a ONG Casa do Rio, que tem como objetivo fomentar o artesanato tradicional da Amazônia, proporcionando renda e qualidade de vida para as famílias de artesãs envolvidas.

4. Erika dos Mares Guia

Reprodução/Instagram

Erika dos Mares Guia é uma empresária brasileira conhecida por ser a mente por trás da CJMares, uma das multimarcas de luxo e importados mais conceituadas do Brasil. Nascida em Belo Horizonte, Erika fundou a Mares nos anos 90 e, atualmente, comanda uma loja de mais de 800 metros quadrados no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. É uma empresária visionária que construiu uma marca de prestígio, combinando curadoria cuidadosa, atendimento personalizado e uma abordagem única no mercado varejista brasileiro.

5. Gloria Coelho

Divulgação

Nascida em Pedra Azul, Minas Gerais, Gloria Coelho estudou comunicação visual no Colegial Técnico “IADE” e no Studio Berçot, em São Paulo, com a renomada Marie Rucki. Em 1974, fundou sua marca G, que posteriormente passou a ser chamada de Gloria Coelho. Sua carreira internacional inclui desfiles na Madrid Fashion Week, em Isschot, na Bélgica, e na Semana de Moda de Lisboa, onde suas coleções foram expostas no Museu de Lisboa. No Brasil, fez parte do line da São Paulo Fashion Week, é autora de dois livros e teve uma exposição de grande sucesso no Museu da Casa Brasileira. Ao longo de seus 48 anos de história, recebeu diversos prêmios, incluindo o Phytoervas Fashion Awards, Prêmio Moda Brasil e Prêmio Shell de Teatro, entre outros.

6. Isa Isaac Silva

Divulgação

Isa Isaac Silva é uma estilista baiana radicada em São Paulo, reconhecida por sua marca que reflete a essência da cultura brasileira. Inspirada pela visão e vivência afro e indígena, Isa imprime suas referências baianas em sua marca homônima. Com o lema “Acredite no seu axé”, ela se destaca como uma das profissionais mais requisitadas entre influenciadores, fashionistas e artistas. Sua marca, Isaac Silva, é conhecida por sua moda inclusiva e roupas sem gênero, vestindo todos os tipos de corpos. Seu talento foi citado pelo portal WGSN e seus desfiles icônicos transmitem brasilidade e histórias antes esquecidas ou desconhecidas.

7. Léia Sgro

Foto: Divulgação

As criações de Léia Sgro refletem o seu foco no sustentável e nas inspirações naturais. Ela utiliza materiais reaproveitados como madeira e folhas naturais esqueletizadas pelo metal, além de pedras e sementes brasileiras para personalizar e tornar suas peças únicas e atemporais. Formada em Design de Joias pela Hiko Mizuno College of Jewelry, em Tóquio, Japão, Léia domina todas as etapas do processo de criação, desde o design até a escultura e fundição do metal. Com residências em várias cidades ao redor do mundo, incorpora suas experiências culturais distintas em suas obras de arte, valorizando o artesanato e a joia com personalidade própria.

8. Lenny Niemeyer

Foto: Paulo Freitas

Lenny Niemeyer iniciou sua carreira em 1979 produzindo biquínis para marcas renomadas. Em 1991, fundou sua própria marca e abriu sua primeira loja em Ipanema, no Rio. Suas peças, que incluem biquínis, maiôs, bolsas e sapatos, são conhecidas no mundo inteiro por refletirem o estilo de vida carioca. Ao longo da carreira, tem representado a moda praia brasileira em eventos como a Semana de Moda do Rio de Janeiro e a São Paulo Fashion Week. Seus desfiles contam com participações de modelos internacionais famosas como Gisele Bündchen e Naomi Campbell.

Lenny também é autora de livros sobre recepção e estilo de vida. Recebeu reconhecimento e prêmios, sendo eleita como uma das brasileiras mais bem-vestidas.

9. Natalie Klein

Divulgação

Natalie Klein é uma visionária à frente de seu tempo, cujo sucesso é atribuído à sua abordagem discreta, pioneira e determinada. Com foco intenso, olhar aguçado para os negócios e moda, e uma busca incessante pelo que é relevante no mercado, conquistou estabilidade ao longo de mais de 25 anos de carreira. A inovação é parte intrínseca de sua abordagem, refletida em suas coleções, curadoria e em cada passo que dá. Recentemente deu nova vida à Nk Store, que, para ela, significa um marco histórico que vai muito além de um projeto arquitetônico.

10. Paula Raia

Divulgação

A marca Paula Raia, criada pela estilista paulistana homônima, completou 13 anos repletos de costuras, amarrações e modelagens icônicas. Reconhecida por suas coleções minuciosas e conexão com a energia e universo, a marca se destaca pela abordagem de materiais, texturas, estilo e cores. Todas as peças são feitas à mão no ateliê, passando por um processo artesanal longo. O resultado são roupas ousadas com silhuetas inusitadas que transmitem uma sensação de paz e leveza. A moda da marca Paula Raia é autêntica e genuína.

Sair da versão mobile