O mundo da moda perdeu mais um de seus estilistas marcantes. Issey Miyake morreu aos 84 anos, informa a agência Kyodo. Apesar da notícia ter sido divulgada nesta terça-feira (9), o designer de moda morreu na sexta-feira (5) em decorrência de um câncer de fígado.
Conhecido por criar uma forma de fazer plissados, Issey também desenvolveu a gola alta preta muito usada por Steve Jobs. O estilista estudou design gráfico em uma universidade de arte de Tóquio. Depois, seguiu para Paris, onde aprendeu design de moda e trabalhou com os estilistas Guy Laroche e Hubert de Givenchy. Quando voltou para Tóquio, fundou o Miyake Design Studio.
A vida e obra de Miyake foi marcada por uma história trágica. Nascido em Hiroshima, no Japão, ele estava na escola quando a bomba explodiu. Sua mãe morreu em decorrência da alta radiação que recebeu.
“Quando fecho os olhos, ainda vejo coisas que ninguém deveria passar”, escreveu ele em artigo publicado no New York Times. “Tentei, sem sucesso, deixá-los para trás, preferindo pensar em coisas que podem ser criadas, não destruídas, e que trazem beleza e alegria. Isso é moderno e otimista,” concluiu.