Figurinista de Madonna e indicada ao Oscar, Arianne Phillips diz como foi vestir Harry Styles em filme: ‘Um sonho’

Divulgação/New Line Cinema

Não é só o enredo de “Não Se Preocupe, Querida”, filme que está em exibição nos cinemas e traz Harry Styles e Florence Pugh como casal protagonista, que encanta. Uma das marcas registradas do longa é o figurino vintage, baseado no melhor da moda dos anos 50. Quem fez a mágica acontecer foi Arianne Phillips, uma das figurinistas mais requisitadas do showbiz.

Conhecida na indústria, Arianne trabalhou na produção de figurinos célebres e icônicos, como em “Animais Noturnos” e “Direito de Amar”, do diretor e também designer Tom Ford. Além disso, já recebeu três indicações ao Oscar, incluindo o figurino setentista de “Era uma vez em… Hollywood”, de Quentin Tarantino. A figurinista também é responsável por vestir ninguém menos que Madonna em suas turnês e expande seu trabalho em clipes, editoriais e propaganda.

Para produzir o visual excepcional de “Não Se Preocupe, Querida”, Phillips investiu numa paleta de cores que conduz o espectador pela narrativa do filme. O longa conta a história do casal Alice (Florence Pugh) e Jack (Harry Styles), que vivem juntos com seus sócios e mulheres. Os homens trabalham no Projeto Vitória, uma cidade utópica, enquanto as mulheres ficam em casa reclusas, numa vida “sem defeitos” — até que Alice passa a descobrir os segredos do Projeto Vitória e a rotina perfeita de todos começa a ruir.

Em um bate-papo com o site Bollywood Hungama, Arianne Phillips comentou como foi trabalhar no filme, e contou que deixou segredos no figurino que não apenas ajudam a conduzir ao clímax da história, mas também deixam um ar de suspense do que está por vir.

Foto: Kate Green/Getty Images

Para criar o mundo perfeito e fantasioso do Projeto Vitória, Phillips diz ter se inspirado na construção do idealismo americano, no qual, ressalta, “tudo se dá pelo olhar masculino”. Neste caso, as mulheres estão sempre glamurosas e os homens bem apresentados. “É um olhar patriarcal, do jeito que a cultura era, junto com esse verniz de uma mulher perfeita, a amante perfeita, a mãe perfeita”, comenta.

A figurinista também conta como decidiu usar a paleta de cores como se fosse um personagem em si para refletir as diferentes emoções que o longa pedia. Para isso, não só os looks, mas também os ambientes de cada cena ganham cores novas de acordo com o que a história quer passar.

‘Um sonho trabalhar com Harry’

Phillips conta que Harry Styles foi muito disponível , além de curioso, sobre o processo de escolha dos figurinos. A figurinista afirma que não pensou no astro pop, que costuma ousar nos looks seja em suas turnês ou em eventos e editoriais de moda, como uma celebridade mundial, mas como o personagem do filme.

“Harry foi muito generoso com a quantidade de tempo que passamos. Nós conversamos muito sobre o Jack. Foi um sonho trabalhar com ele”, ressalta.

Phillips também descreve como a parte mais emocionante do trabalho ter visto o longa na tela do Festival de Veneza, depois das dificuldades e do adiamento do lançamento por causa da pandemia. A designer recebeu um prêmio especial no evento antes da estreia e conta que todo o atraso e perrengues valeram a pena.

“Não Se Preocupe, Querida” estreou nos cinemas em 30 de setembro e tem recebido elogios da crítica. Veja o trailer:

Sair da versão mobile