O arquiteto Fernando Campana, uma das maiores referências do design brasileiro, morreu nesta quarta-feira (16), aos 61 anos, em São Paulo. A informação foi comunicada por meio de nota no Instagram do Estudio Campana, do qual Fernando era fundador ao lado do irmão, Humberto Campana. A causa da morte não foi divulgada.
“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Fernando Campana hoje, dia 16 de novembro, em São Paulo. Agradecemos a solidariedade de todos e pedimos que respeitem a privacidade da família neste momento,” informou o comunicado na rede social.
Legado dos Campana
Formado em Arquitetura pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo, Fernando Campana, que nasceu na cidade de Brotas, interior de São Paulo, fundou o Estúdio Campana em 1984 e, através do design de mobiliário e peças criativas disruptivas ganhou reconhecimento internacional. Os irmãos tinham o apadrinhamento de Oscar Niemeyer e, em 2019, foram reconhecidos como pioneiros do design disruptivo. Atualmente, estão listados como um dos principais arquitetos icônicos do mundo na Interni.
Fernando entrou em coleções dos maiores museus do mundo com obras feitas sempre à quatro mãos junto do irmão, Humberto. Eles tiveram peças expostas em instituições culturais como o MoMa, em Nova York, o Centro Pompidou, em Paris, o Design Museum, em Londres, o Museu de Arte Contemporânea, em Tóquio, e o Museu de Arte Moderna, em São Paulo.
Fernando Campana deixa um legado inspirador para as novas gerações na criação de móveis e objetos inusitados, ao lado do irmão, Humberto. O velório será no Funeral Home, em São Paulo, das 15h às 17h30. A cerimônia de cremação será restrita aos familiares.