Fabricantes de carros elétricos da China usam influencers para alavancar as vendas

Reprodução/Weibo

Enquanto a indústria de maquiagens cresce nos Estados Unidos com a ajuda de celebridades como as sistes Kylie Jenner e Kim Kardashian West, ambas donas de suas próprias marcas de bases e afins, e suas dezenas de milhões de seguidores, na China a moda agora é usar influencers para aumentar as vendas de carros elétricos no país. Alguns fabricantes chineses desses veículos estão pagando milhões de dólares para que celebridades do Instagram e principalmente do Weibo (o Twitter chinês) aparecem usando seus modelos.

Uma dessas sortudas é Emma Meng, que tem 700 mil seguidores no Weibo. Mais conhecida como “EV Emma” por eles, a influencer formada em Administração pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, ganhou um SUV ES6 elétrico da empresa Nio Inc. apenas para usá-lo em suas postagens.

O veículo custa em média US$ 72 mil (R$ 407 mil) na China, um valor bastante alto para o país, mas suas vendas cresceram desde Meng se tornou sua garota-propaganda. O mesmo, aliás, aconteceu com a SAIC-GM-Wuling Automobile Co., que viu as vendas de seu modelo elétrico Hongguang Mini (e que custa bem mais barato, em torno de US$ 4,5 mil/R$ 25,4 mil) dobrarem nos últimos meses.

Sair da versão mobile