Nesta semana, a irreverente Iris Apfel celebrou seus 102 anos em 29 de agosto. Conhecida como empresária, designer de interiores e ícone de estilo, Apfel se destaca por uma abordagem ousada e singular à moda e ao design. Formada em História da Arte pela Universidade de Nova York e também pela Universidade de Wisconsin, iniciou sua carreira na revista de moda “Women ‘s Wear Daily”, e fundou posteriormente, junto com seu marido, a empresa têxtil Old World Weavers. Seu estilo próprio combinado com sua essência maximalista e habilidade em mesclar peças vintage e contemporâneas, além da sua coleção notável de mobiliário, roupas e acessórios, a transformaram em um ícone atemporal.
Ao longo do tempo, seu estilo autoral foi se solidificando por uma abordagem audaciosa e singular à moda. Apfel se tornou uma verdadeira referência na expressão pessoal e autenticidade, personificando e exemplificando o maximalismo na moda e design, com suas escolhas ousadas que harmonizam cores vivas, estampas arrojadas e uma variedade eclética de acessórios. Sua personalidade carismática e olhar aguçado para estética a consolidaram como referência de expressão pessoal.
Fazendo uma analogia entre Estilo Próprio e Tendências em Alta, conectamos a figura de Iris Apfel, que personifica o maximalismo que é caracterizado por sua ousadia que abraça a ideia de “mais é mais”. Sendo uma expressão de abundância e a combinação ousada de elementos diversos, resulta em uma expressão criativa única, onde a profusão de detalhes são seus atributos mais notáveis, características que se contrapõem ao minimalismo em voga na atualidade. Enquanto as tendências em alta vêm e vão, Iris nos ensina que ter uma identidade de estilo pessoal é sinônimo de atemporalidade. O modo como ela compõe seus looks e ambientes evoluíram ao longo dos anos; porém, a essência maximalista e singular dela permaneceram inalteradas. Sua dedicação inabalável à autenticidade e à autoexpressão a mantém na vanguarda, inspirando as gerações mais jovens a abraçar sua individualidade, sem deixar que as tendências momentâneas alterem totalmente sua personalidade de estilo.
Preservar, mas atualizar seu estilo próprio ao longo do tempo, mantendo sua essência pessoal, é uma forma de expressão que transcende modismos passageiros. Ressaltando que moda e design são formas poderosas de comunicar essa ideia, em um mundo muitas vezes cativo das marés das tendências, Apfel nos lembra da importância de abraçar, enfatizar e manter a essência pessoal. A maneira como ela conduz seu lifestyle é um convite para celebrar a singularidade, expressando nossa personalidade. Aos 102 anos, Iris Apfel nos mostra que ter estilo próprio e manter a individualidade, independente do que está em alta, é atemporal e que a autenticidade jamais sai de moda.