Em 2024, a tendência do uso de sofás e acessórios de couro na decoração continua a ganhar destaque e admiradores no mundo do design de interiores. Na atual edição da CASACOR São Paulo, que acontece até o dia 28 de julho no Conjunto Nacional, o couro está presente em diversos ambientes, indicando que esse material icônico não apenas evoca um senso de sofisticação e elegância, mas também oferece uma versatilidade que se adapta perfeitamente aos estilos contemporâneos e tradicionais de decoração.
Apreciados por sua durabilidade excepcional, resistência ao desgaste e facilidade de manutenção, os mobiliários em couro tornaram-se uma escolha prática para aqueles que buscam funcionalidade sem comprometer o estilo. Isso porque o couro oferece uma ampla gama de opções de cores e texturas, desde tons neutros clássicos até acabamentos mais arrojados e contemporâneos. Esta diversidade permite que sejam integrados em diferentes esquemas de decoração, desde espaços minimalistas e modernos até ambientes mais acolhedores e tradicionais.
É o caso do ambiente Home Cine Noir, assinado pela arquiteta Fernanda Rubatino. Para compor a sala de cinema residencial, Fernanda optou por sofás e poltronas em couro da Salva Design de Mobiliários, no tom berinjela, uma personalização com uma cor em alta no segmento de decoração e exclusiva da marca.
Com mais de 30 participações na CASACOR São Paulo, Leo Shehtman está entre os principais arquitetos do país. Com projetos sempre marcantes, nessa edição Leo assina o espaço da Dell Anno. Denominado Dell Anno Global Living, o ambiente de 130m² traz um loft cosmopolita nova-iorquino que reflete uma atmosfera intimista, representando o cotidiano. No espaço, o couro aparece no sofá Igarapé, também da Salva Design de Mobiliários. A peça estará em uma composição monocromática, no couro matte preto.
Outro profissional que trouxe o couro em destaque no projeto foi Cacau Ribeiro. Denominado Nosso Próprio Tempo, o ambiente de 120m² valoriza o conforto do sofá em couro no tom caramelo, assim como Letícia Granero, que em sua estreia na mostra, optou pelo sofá com design orgânico em couro para compor o espaço Um Dia de Cada Vez.
Além dos sofás, acessórios de couro como poltronas, banquetas e almofadas também estão em alta na CASACOR São Paulo, adicionando um toque de luxo e conforto aos ambientes. Estes itens não só complementam o mobiliário principal, mas também ajudam a criar uma atmosfera acolhedora e convidativa. Na Casa Ñe’é LG, por exemplo, o arquiteto Nildo José trouxe a poltrona em couro Envelope, da +55Design. Já Rosa May Sampaio escolheu dez cadeiras estilo anos 60, do designer Thomaz Saavedra, revestidas pela WG Estofados, com o couro da La Novita, na cor vermelha, para compor o espaço Movimento, Espaço, Tempo.
Essa edição da CASACOR São Paulo mostra que o couro é uma escolha que transcende modismos passageiros, garantindo um investimento em estilo e conforto ao longo do tempo.