Efeito Carrie Bradshaw: revival de SATC renova desejo pela bolsa Baguette

Foto: Divulgação/HBOMax/Craig Blakenhorn

O interesse por Carrie Bradshaw e suas amigas novaiorquinas foi retomado com a chegada de “And Just Like That”, revival da série “Sex And The City”, que chegou à HBO em meio a uma onda de ressurgimentos de séries clássicas. “Gossip Girl” e “Gilmore Girls” também tiveram suas histórias atualizadas.

Apesar de algumas polêmicas, como a quase ausência de Kim Catrall interpretando Samantha, a série tem agradado os fãs. E, assim como na primeira versão, o estilo das personagens é irresistível e inovador. Em SATC, a bolsa mais cool e companheira constante de Bradshaw era uma Fendi Baguette, que está de volta no revival. Por conta dela, especialistas da marca Boohoo afirmam que buscas pelo termo “bolsa Baguette” no Pinterest aumentaram 170%. E presumem que seja por conta das novas aparições na série, somadas à nostalgia fashion-televisiva dos espectadores.

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Foto: Reprodução/Warner Bros. Television

Como os franceses

Baguette é a bolsa de alça curta criada para ficar debaixo do braço, da maneira que os franceses costumam levar baguetes de pão. A “baguete original” foi criada pela Fendi nos anos 1990, com a ideia de apresentar algo novo, de status, mas também de praticidade urbana.

O lançamento do modelo, somado à aparição na série estouradíssima na época, elevou a bolsa a patamares estratosféricos. A baguette Fendi participou de muitos episódios de SATC, e chegou a dividir o protagonismo com Carrie em episódio da terceira temporada, quando a personagem é assaltada e o ladrão tenta levar o acessório icônico sob protestos da escritora: “mas é uma Baguette.”

Em 2019, a Fendi relançou a peça com paetês roxos, como lá no início de “Sex And The City”. Já em 2022, quando a criação da bolsa completou 25 anos, a marca comemorou o aniversário com desfile na NY Fashion Week inteiramente dedicado a ela.

Neste ano, roteiristas e stylists de “And Just Like That” mais uma vez mexeram com os corações fashionistas que já eram fascinados pela peça. Primeiro, trouxeram de volta para a tela a primeira Baguette, que havia sido roubada – teria Bradshaw recuperado o item ou comprado outra? Depois, na segunda temporada, Carrie aparece usando uma micro Baguette, perfeitamente colocada como um colar. Uma versão fresh e atualizada da Carrie dos anos 1990, em apurada evolução do estilo da personagem.

Bradshaw (e seus criadores) nos mostra que, de forma cíclica, os verdadeiros clássicos são atemporais e longevos, e sustentam o desejo renovado de tempos em tempos.

 

 

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