Pela primeira vez em mais de 50 anos de história da Gap, a assinatura da marca norte-americana é remixada por um designer. E quem é ele? Dapper Dan, o estilista que definiu o estilo hip hop nova-iorquino. Apesar de colaborações entre designers e marcas ser o novo normal da moda – vide Fendace e a coleção Gucci x Balenciaga -, poucas parcerias são tão atraentes quanto esta. Afinal, trata-se de duas das entidades mais reconhecidas da moda americana se unindo para reinterpretar o icônico moletom universitário da label em uma coleção limitada.
Do Harlem, bairro de Manhattan conhecido pelos clubes de jazz, soul food e herança afro-americana, Dan enxergou, no início de sua carreira, uma fatia de mercado completamente ignorada pelas grandes casas de luxo: os artistas, performers e esportistas do gueto americano.
Criando looks estampados com os logos das marcas europeias, como Fendi, Prada e Louis Vuitton – o que, hoje, chamamos de “logomania”-, ele ficou conhecido por todo o mundo fashion e atraiu clientes que eram recusados pelas maisons. Entre eles, rappers, como LL Cool J e Salt-n-Pepa, traficantes famosos, como Alpo Martines, e até atletas, como a medalhista olímpica Diane Dixon, além do polêmico Mike Tyson.
As vendas do moletom Dap X Gap começaram ontem, apenas no site norte-americano do marca. Custando US$99 (cerca de R$500 na cotação atual), a edição limitada esgotou em menos de 24 horas.