Reconhecida nacionalmente por sua maestria no trabalho com couro, Carol Rossato, que já possui três flagship no Rio de Janeiro, expande seu alcance ao inaugurar em São Paulo, um novo ponto, localizado na Rua Peixoto Gomide, 1756.
Com uma habilidade ímpar e uma paixão pelo couro desde os 17 anos, Carol trilhou um caminho de formação acadêmica, cursando duas faculdades no Brasil antes de aprimorar seus conhecimentos na Fashion Career College, em San Diego. Foi durante seus dois anos na Califórnia que a estilista teve a oportunidade de trabalhar para a renomada inglesa Zandra Rhodes. Após seu retorno ao Brasil, Carol deu seus primeiros passos na Babilônia Feira Hype, onde aos 24 anos lançou sua própria marca em 2002, marcando presença em eventos tanto nacionais quanto internacionais, como a Prêt à Porter de Paris.
Impulsionada por iniciativas como a nova corrida espacial promovida por empresas como a Space X, que visa a colonização futura do espaço sideral, Carol Rossato encontra inspiração para sua coleção outono-inverno 2024. Para a estilista carioca, cuja expertise em leatherwear está em constante expansão e prestes a completar 25 anos de atuação no mercado, essa visão em direção a um futuro próximo é uma fonte primordial de motivação para criar peças minimalistas, porém impactantes.
“A busca por processos cada vez mais sustentáveis na moda do couro me levou a refletir sobre os desafios que enfrentamos como sociedade, desde a exaustão dos recursos naturais até os conflitos que prejudicam a humanidade. Trabalhar com um material luxuoso e sustentável como o couro, que possui uma história rica desde os primórdios da humanidade como um símbolo de proteção e afeto, me fez considerar sua relevância na conquista do espaço, em contraste com materiais sintéticos que se degradam com o tempo e são prejudiciais ao meio ambiente. Uma boa jaqueta de couro pode durar mais do que uma vida e ser passada de geração em geração”, declara Carol.
Na sua coleção, Carol Rossato incorpora elementos de semiótica inspirados pelo cinema: o uso de tachinhas em dois tamanhos, banhadas a ouro velho, evoca a imagem das constelações, enquanto os vieses verticais em peças dupla-face sugerem as dobras espaciais essenciais para viajar pelo cosmos. A grife também aposta em técnicas de construção inovadoras, como modelos que destacam a beleza do couro dupla-face, apresentando uma abordagem futurista que elimina a necessidade de costuras visíveis.
Explorando diversas representações, a coleção apresenta versões modernizadas da clássica jaqueta perfecto e do parka, inspiradas nos guarda-roupas dos aviadores e motociclistas, além de macacões que combinam praticidade com um forte apelo estético, remetendo à icônica imagem de Amelia Earhart. Os destaques incluem golas estruturadas, mangas amplas, recortes gráficos, acabamentos a laser que conferem uma estética moderna e o contraste entre modelagens curtas e longas, ajustadas e amplas, tudo com um toque dos anos 90, além de peças versáteis que oferecem múltiplas formas de uso.
Você pode gostar de ler: