Após cinco anos, Virginie Viard deixa a direção artística da Chanel

Após cinco anos, Virginie Viard deixa a direção artística da Chanel. Imagem: reprodução Creative Commons

Virginie Viard deixa a direção artística da marca francesa Chanel, fundada em 1883 por Gabrielle Chanel, após cinco anos no comando. O anunciou foi feito na última quinta-feira (6). Viard era considerada os braços direito e esquerdo de Karl Lagerfeld, ela assumiu o posto quando o antigo diretor criativo faleceu em 2019.

A diretora iniciou sua trajetória na empresa como estagiária há mais de três décadas. Além disso, ela acompanhou Lagerfeld quando este foi para a Chloé e depois voltou a Chanel em 1997.

A marca de luxo confirmou a saída de Virginie Viard em um comunicado enviado à CNN, destacando o período em que ela esteve no comando da marca. “Foi capaz de renovar os códigos da casa respeitando a herança criativa da Chanel e quase trinta anos dentro da casa”, explicou a nota.

Virginie Viard, Lagerfeld e a Chanel

Em 2019, a morte de Lagerfeld, um dos nomes mais icônicos do setor, abalou a indústria da moda. Embora ele também fosse responsável pela Fendi e por sua marca homônima, foi através de seu trabalho na Chanel que se destacou no mercado.

Virginie Viard, que começou na grife como estagiária em 1987, atuou como vice de Karl por décadas. Portanto, tinham uma relação de trabalho tão próxima que Lagerfeld a descrevia como “meu braço direito e esquerdo”. Sua nomeação como sucessora não foi uma surpresa. Ademais, na época, a Chanel afirmou que a decisão foi tomada para “o legado de Gabrielle Chanel e Karl Lagerfeld pudesse viver”.

As especulações sobre quem será o próximo a assumir o cargo têm agitado a indústria da moda. Porém, vale lembrar que em março Pierpaolo Piccioli, da Valentino, deixou a marca italiana, levando Alessandro Michele, ex-Gucci, a assumir o posto. Enquanto isso, a designer britânica Sarah Burton renunciou ao cargo na grife Alexander McQueen em setembro de 2023, após 13 anos de trabalho.

A Chanel está agendada para apresentar um desfile na Semana de Alta Costura de Paris em junho. Sabendo disso, espera-se ser a última coleção de Viard para a marca.

Sair da versão mobile