Sala Nova
Reprodução/Unsplash

Ano novo, sala nova: 5 dicas para dar um ‘up’ no ambiente sem investir muito

1 Compartilhamentos
1
0
0
0
0

Ano novo, vida nova” é a máxima mais repetida entre os últimos dias do ano que se foi e os primeiros daquele que acaba de chegar. A esperança por dias melhores é a força motora contagiante deste período, mas para que as mudanças de fato aconteçam e se concretizem é preciso agir. Por isso, se está entre as suas metas para 2022 dar uma cara nova à sua sala, é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Para te ajudar nesta missão, GLMRM conversou com Silvia Maria, jornalista apaixonada por décor afetiva e nome por trás do Instagram A Alma da Casa (@aalmadacasa), que acumula mais de 110 mil seguidores, que elencou cinco dicas para dar um up no ambiente. E o melhor: sem investir muito dinheiro nisso. Confira.

1. Mude tudo de lugar

“Se a ideia é renovar as energias, nada melhor do que começar trocando a disposição de móveis e objetos de decoração, obviamente considerando as possibilidades de espaço e funcionalidade. Esse é o jeito mais barato e mais divertido possível de deixar um cômodo com novos ares. Adoro fazer isso por aqui e às vezes fico bastante tempo estudando e explorando as possibilidades, me sinto como uma criança no parque de diversões. Uma dica legal é reaproveitar tudo o que já tem em casa: dá pra trazer um móvel ou objeto que está meio sem utilidade em outros cômodos, alguma coisa que está encostada na casa de um familiar…”

Reprodução/Unsplash

2. Invista em cores

“Quem está cansado de olhar para a sala sempre com as mesmas paredes brancas, pode apostar em uma cor que traga aconchego para pintar uma das paredes, por exemplo, ou quem sabe até o teto. Essa dica é de baixo custo e tem um potencial absurdamente transformador. É a forma mais fácil de mudar totalmente a cara de um ambiente. Não faltam referências lindas pipocando por aí, é só se inspirar.” 

3. Que tal uma parede galeria?

“Contar histórias através das paredes é um jeito de tomar as rédeas da sua décor e trazer pertencimento. Você pode investir em obras feitas por amigos, fotografias que te tragam boas memórias, quadros antigos garimpados em brechós…. Quanto mais misturado, mais bonito e interessante fica. Vale apostar em molduras bonitas e que combinem com o restante da decoração do espaço e também deixar a imaginação fluir. Não precisa se ater apenas aos quadros, dá para pendurar qualquer coisa na parede, desde que sejam objetos que tenham algum significado para quem mora ali. Uma dica de ouro: antes de sair furando a parede, monte a composição no chão para ter ideia de onde cada item vai ficar.” 

Reprodução/Unsplash

4. Plantas!

Quanto mais plantinhas, mais aconchegante vai ficar a sua sala. Elas podem ficar em suportes pendentes, em cima da estante ou rack, ou até mesmo no chão. Escolha vasos que combinem com o décor e cuide muito bem de cada uma delas, respeitando os cuidados particulares de cada espécie. Não basta encher a sala de planta, elas precisam estar saudáveis e se desenvolvendo plenamente.”

5. Pontos de luz

“Uma estratégia que uso sempre pra mudar o astral de qualquer ambiente é colocar luminárias em locais estratégicos. Amo curtir a sala com luzes quentes dando mais aconchego para o espaço. Uma única luminária já pode dar uma cara nova para a sala e fazer uma enorme mudança. As noites de filminho jogada no sofá ficam irresistíveis. Se possível, some esta dica com todas as outras anteriores. Sua sala vai ficar totalmente nova para 2022.”

Reprodução/Unsplash
Você também pode gostar