03.09.2015  /  14:41

Maurício de Sousa: homenagem e exposição na Bienal do Livro Rio

 

a
Maurício de Souza: série de homenagens na Bienal do Livro do Rio || Crédito: Ali Karakas

Mauricio de Sousa, que completa 80 anos em outubro, ganha duplo tributo na 17ª edição da Bienal do Livro Rio, que começa nesta quinta no Riocentro. Um dos autores mais presentes no evento, Mauricio vai ser o grande homenageado desta edição. Além de receber o prêmio José Olympio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, entregue a cada dois anos a pessoas e entidades empenhadas na promoção da leitura, ganha ainda uma exposição especial na bienal.

Em um espaço de 190 m², o visitante vai descobrir como surgiram as primeiras revistas, os desenhos animados e a evolução dos principais personagens em um painel com desenhos que mostram as mudanças ocorridas nos traços ao longo dos anos. Haverá também um cantinho de leitura com os lançamentos da Mauricio de Sousa Produções – incluindo a esperada versão de “O pequeno Príncipe”.

O criador da Turma da Mônica lança também uma coletânea com suas tiras de estreia, publicadas originalmente nas revistas “Bidu” e “Zaz Traz”, em 1960, e uma compilação dos três primeiros livros ilustrados assinados por ele, em 1965.

A Bienal do Livro Rio acontece até o próximo dia 13 na zona oeste do Rio.